sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2016

Conversações com Bruxelas sobre esboço do OE vão prolongar-se

Conversações com Bruxelas sobre esboço do OE vão prolongar-se

As conversações entre o Governo e a Comissão Europeia sobre o esboço do Orçamento vão, afinal, prolongar-se e não há sequer uma data definida para a conclusão dos trabalhos. A informação foi avançada pelo Ministério das Finanças, apesar de Bruxelas ter exigido inicialmente uma resposta até ao final desta sexta-feira.

  • UTAO encontrou irregularidades no OE 2016
    1:55

    Orçamento do Estado 2016

    Depois de Bruxelas, das agências de rating e do conselho de finanças públicas, agora é a unidade técnica de apoio orçamental a levantar dúvidas sobre o esboço do orçamento para este ano. Os técnicos independentes do Parlamento dizem que o orçamento tem falhas técnicas graves e que os números não estão certos. O risco de incumprimento é considerado elevado.

  • Não há maquilhagem nas contas do OE2016, diz António Costa
    3:44

    Economia

    O primeiro-ministro garante que não há maquilhagem nas contas do orçamento. António Costa explicou, esta manhã, no parlamento que os erros apontados ao esboço são meramente problemas técnicos. O Governo não aceita que o fim de certas medidas de austeridade conte para o défice estrutural. Recordo que o executivo tem até ao fim do dia para responder às dúvidas de Bruxelas.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC