sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Bruxelas dá luz verde ao Orçamento mas com reservas

Em atualização

A Comissão Europeia aprovou hoje o projeito de Orçamento do Estado português, ainda que aponte risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento. O ministro das Finanças apresenta hoje, a proposta numa conferência de imprensa, marcada para as 16:30 (para ver em direto aqui e na SIC Notícias). E mais logo, Mário Centeno estará também no Jornal da Noite.

© Rafael Marchante / Reuters

"A 22 de janeiro, Portugal enviou à Comissão um projeto de plano orçamental para este ano (...) que estava claramente em violação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Nas últimas semanas, tiveram lugar contactos políticos e técnicos intensos para assegurar que o plano orçamental de Portugal para este ano cumpria as regras, e como resultado a Comissão não teve de pedir um plano revisto às autoridades portuguesas", anunciou o vice-presidente do executivo comunitário responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis.

Dombrovskis acrescentou que os últimos compromissos assumidos pelo Governo permitiram "evitar uma rejeição do plano" orçamental, mas salientou que, ainda assim, a Comissão concluiu que o projeto orçamental "está em risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, pelo que convida as autoridades portuguesas a tomar as medidas necessárias para assegurar que cumpre as regras orçamentais".

Entretanto, por volta das 16:15, o ministro das Finanças foi ao Parlamento entregar a proposta de Orçamento.

Hoje, em Berlim, o primeiro-ministro mostrou-se sereno. António Costa disse que o Governo fez o que tinha a fazer.

Última atualização às 15:45

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57