sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Bruxelas dá luz verde ao Orçamento mas com reservas

Em atualização

A Comissão Europeia aprovou hoje o projeito de Orçamento do Estado português, ainda que aponte risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento. O ministro das Finanças apresenta hoje, a proposta numa conferência de imprensa, marcada para as 16:30 (para ver em direto aqui e na SIC Notícias). E mais logo, Mário Centeno estará também no Jornal da Noite.

© Rafael Marchante / Reuters

"A 22 de janeiro, Portugal enviou à Comissão um projeto de plano orçamental para este ano (...) que estava claramente em violação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Nas últimas semanas, tiveram lugar contactos políticos e técnicos intensos para assegurar que o plano orçamental de Portugal para este ano cumpria as regras, e como resultado a Comissão não teve de pedir um plano revisto às autoridades portuguesas", anunciou o vice-presidente do executivo comunitário responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis.

Dombrovskis acrescentou que os últimos compromissos assumidos pelo Governo permitiram "evitar uma rejeição do plano" orçamental, mas salientou que, ainda assim, a Comissão concluiu que o projeto orçamental "está em risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, pelo que convida as autoridades portuguesas a tomar as medidas necessárias para assegurar que cumpre as regras orçamentais".

Entretanto, por volta das 16:15, o ministro das Finanças foi ao Parlamento entregar a proposta de Orçamento.

Hoje, em Berlim, o primeiro-ministro mostrou-se sereno. António Costa disse que o Governo fez o que tinha a fazer.

Última atualização às 15:45

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.