sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Governo espera poupança de 135 milhões com recuo na descida da TSU

O Governo espera poupar 135 milhões com o recuo na descida da Taxa Social Única para trabalhadores com salários inferiores a 600 euros, segundo uma carta enviada a Bruxelas no âmbito da negociação do Orçamento para 2016.

Reuters

Reuters

© Leonhard Foeger / Reuters

Na referida carta, com data de hoje e assinada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, é explicado que o Governo irá recuar na medida, o que permitirá poupar 135 milhões de euros.

No esboço inicialmente entregue pelo Governo português e tal como estava previsto no programa do Governo, os trabalhadores com salários iguais ou inferiores a 600 euros mensais iriam beneficiar de uma redução da Taxa Social Única (TSU) até 1,5 pontos este ano.

Caso a redução da TSU viesse a seguir o que estava previsto no Programa do Governo, então, a redução começaria com um corte de 1,5% no primeiro ano, iria sendo mais significativo, atingiria 4% em 2018 e depois seria anulada, também progressivamente.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22