sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Governo prevê que PIB cresça 1,8%, menos do que previsto no esboço orçamental

O Governo prevê que a economia cresça 1,8% este ano, abaixo dos 2,1% estimados no esboço de plano orçamental para 2016 apresentado há duas semanas, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2016 entregue hoje no parlamento.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Dado Ruvic / Reuters

De acordo com o relatório que acompanha a proposta Orçamento do Estado para 2015 (OE2016), entregue hoje à Assembleia da República, a estimativa do Governo para o crescimento económico deste ano é revisto para 1,8%.

No esboço de plano orçamental, apresentado a 22 de janeiro, o executivo socialista previa uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1%, bastante mais otimista do que as principais instituições económicas internacionais.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia divulgou as suas previsões económicas de inverno, estimando um crescimento da economia portuguesa de 1,6%, e o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou uma previsão de subida do PIB (no seu comunicado após a terceira avaliação pós-programa) de 1,4% este ano.

Lusa

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.