sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Governo prevê que PIB cresça 1,8%, menos do que previsto no esboço orçamental

O Governo prevê que a economia cresça 1,8% este ano, abaixo dos 2,1% estimados no esboço de plano orçamental para 2016 apresentado há duas semanas, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2016 entregue hoje no parlamento.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Dado Ruvic / Reuters

De acordo com o relatório que acompanha a proposta Orçamento do Estado para 2015 (OE2016), entregue hoje à Assembleia da República, a estimativa do Governo para o crescimento económico deste ano é revisto para 1,8%.

No esboço de plano orçamental, apresentado a 22 de janeiro, o executivo socialista previa uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,1%, bastante mais otimista do que as principais instituições económicas internacionais.

Na quinta-feira, a Comissão Europeia divulgou as suas previsões económicas de inverno, estimando um crescimento da economia portuguesa de 1,6%, e o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou uma previsão de subida do PIB (no seu comunicado após a terceira avaliação pós-programa) de 1,4% este ano.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27