sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Governo prevê que défice orçamental caia para 2,2% este ano

O Governo estima que o défice orçamental de Portugal caia para os 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, segundo a proposta orçamental.

Lusa

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2016, hoje entregue pelo Governo à Assembleia da República, o défice orçamental deverá cair dos 4,3% do PIB em 2015 para os 2,2% em 2016.

No esboço de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), apresentado ao parlamento português e a Bruxelas a 22 de janeiro, o Governo previa um défice orçamental de 2,6% este ano, um valor que estava 0,2 pontos percentuais abaixo do que constava na proposta de Governo dos socialistas.

Na quinta-feira, tanto a Comissão Europeia como o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentaram projeções orçamentais para Portugal e as duas instituições mostraram mais pessimismo do que o Governo: Bruxelas espera um défice de 3,4% este ano e o Fundo antecipa que seja de 3,2%.

No entanto, o Ministério das Finanças afirmou, na altura, que a posição do FMI "não reflete os desenvolvimentos negociais ocorridos no âmbito das consultas técnicas entre as autoridades portuguesas e os serviços da Comissão Europeia no que respeita ao esboço de Orçamento do Estado de 2016", uma vez que o Fundo "não participou nas consultas técnicas mantidas entre Portugal e a Comissão Europeia sobre esta matéria".

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10