sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Presidência da República recebe 16,3 milhões em 2016

A dotação da Presidência da República inscrita no Orçamento do Estado para 2016 é de 16,3 milhões de euros, mais 1,6 milhões que no ano passado, enquanto o parlamento irá receber cerca de 90 milhões de euros.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

No relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2015, na parte referente aos órgãos de soberania, refere-se que o acréscimo da dotação destinada à Presidência da República acontece "em virtude da nomeação de novo titular do cargo e da alteração da composição dos serviços de apoio".

Em 2015, o orçamento da Presidência da República foi de 14,780 milhões de euros.

No quadro do relatório da proposta de Orçamento do Estado relativo à despesa total consolidada dos órgãos de soberania a dotação inscrita para a Assembleia da República é de 90,6 milhões de euros.

A execução provisória de 2015 da Assembleia da República aponta para uma despesa de 92,8 milhões de euros, ou seja, o valor agora dotado corresponde a um decréscimo de 2,4%.

Relativamente à despesa afeta a projetos prevê-se uma redução de 46,2% face à execução provisória de 2015, estando apenas dotados 700 mil euros. A execução provisória de 2015 aponta para uma despesa de 1,3 milhões de euros.

No relatório da proposta de Orçamento para 2015 lê-se que esta redução está relacionada com a "conclusão das obras de reabilitação, beneficiação e modernização dos gabinetes e áreas comuns do Convento do Sacramento, a cargo da Presidência da República", edifício onde ficará instalado o gabinete de Cavaco Silva depois de, a 09 de março, deixar a chefia do Estado.

No mapa dos encargos gerais do Estado, o Tribunal de Contas tem uma dotação de 20,5 milhões de euros, enquanto para o Tribunal Constitucional estão inscritos 5,5 milhões de euros.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.