sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Verbas para o Desporto aumentam para mais de 90 milhões de euros

As verbas para o Desporto inscritas no Orçamento de Estado para 2016, hoje entregue na Assembleia da República, sobem para 90,9 milhões de euros, um pouco mais de 4,0 % face aos valores do anterior OE.

(Arquivo)

(Arquivo)

HOMEM DE GOUVEIA / Lusa

O OE para o ano em curso prevê assim, no quadro das Despesas por Medidas dos Programas do Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar, 1,5 % do total para a rubrica Desporto, Recreio e Lazer.

Essa rubrica representava, no úlimo Orçamento do Governo anterior, 9,5 % da estrutura da Governação e Cultura, onde o setor da Juventude e Desporto então se enquadrava.

Para este ano, o Governo pretende "uma nova agenda para o desporto nacional capaz de dar um novo impulso ao seu desenvolvimento e aumentar significativamente a respetiva prática", destaca o relatório hoje apresentado na AR pelo Governo.

"Aposta-se numa estratégia assente numa perspetiva de qualidade de vida que promova a generalização da prática desportiva, invista na oferta desportiva de proximidade e garanta uma acessibilidade real dos cidadãos à prática do desporto e da atividade física", refere ainda o documento.

No âmbito do Instituto Português do Desporto e da Juventude, estão previstas obras em infraestruturas do Centro Desportivo Nacional do Jamor e outros investimentos em despesas de capital, num total de cerca de 4,9 milhões de euros.

Lusa

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.