sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Verbas para o Desporto aumentam para mais de 90 milhões de euros

As verbas para o Desporto inscritas no Orçamento de Estado para 2016, hoje entregue na Assembleia da República, sobem para 90,9 milhões de euros, um pouco mais de 4,0 % face aos valores do anterior OE.

(Arquivo)

(Arquivo)

HOMEM DE GOUVEIA / Lusa

O OE para o ano em curso prevê assim, no quadro das Despesas por Medidas dos Programas do Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar, 1,5 % do total para a rubrica Desporto, Recreio e Lazer.

Essa rubrica representava, no úlimo Orçamento do Governo anterior, 9,5 % da estrutura da Governação e Cultura, onde o setor da Juventude e Desporto então se enquadrava.

Para este ano, o Governo pretende "uma nova agenda para o desporto nacional capaz de dar um novo impulso ao seu desenvolvimento e aumentar significativamente a respetiva prática", destaca o relatório hoje apresentado na AR pelo Governo.

"Aposta-se numa estratégia assente numa perspetiva de qualidade de vida que promova a generalização da prática desportiva, invista na oferta desportiva de proximidade e garanta uma acessibilidade real dos cidadãos à prática do desporto e da atividade física", refere ainda o documento.

No âmbito do Instituto Português do Desporto e da Juventude, estão previstas obras em infraestruturas do Centro Desportivo Nacional do Jamor e outros investimentos em despesas de capital, num total de cerca de 4,9 milhões de euros.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.