sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Quem tem 2 mil euros/mês está numa "posição privilegiada", diz Centeno

Mário Centeno volta a reconhecer que será preciso rigor e exigência para cumprir o Orçamento do Estado de 2016. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o ministro das Finanças diz ainda que quem tem um rendimento bruto de dois mil euros mensais está numa posição "altamente privilegiada", mas admite que não pode ser considerado rico.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Centeno considera que, apesar de ser um vencimento acima da mediana, é baixo quando comparado com os salários do resto da Europa:

Se isto faz dessa pessoa uma pessoa rica ou não... no contexto europeu garanto-lhe que não faz. No contexto português, ela de facto está numa posição cimeira da distribuição de rendimentos

Ao DN, o ministro sublinha ainda que a reposição das 35 horas não pode gerar aumento da despesa e deverá ser gradual, para não se correr o risco de ter de reverter a medida.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.