sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Quem tem 2 mil euros/mês está numa "posição privilegiada", diz Centeno

Mário Centeno volta a reconhecer que será preciso rigor e exigência para cumprir o Orçamento do Estado de 2016. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o ministro das Finanças diz ainda que quem tem um rendimento bruto de dois mil euros mensais está numa posição "altamente privilegiada", mas admite que não pode ser considerado rico.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Centeno considera que, apesar de ser um vencimento acima da mediana, é baixo quando comparado com os salários do resto da Europa:

Se isto faz dessa pessoa uma pessoa rica ou não... no contexto europeu garanto-lhe que não faz. No contexto português, ela de facto está numa posição cimeira da distribuição de rendimentos

Ao DN, o ministro sublinha ainda que a reposição das 35 horas não pode gerar aumento da despesa e deverá ser gradual, para não se correr o risco de ter de reverter a medida.

  • Costa reúne-se hoje com o Presidente de Angola em Davos

    Mundo

    O primeiro-ministro reúne-se esta noite com o chefe de Estado de Angola, logo após chegar a Davos, na Suíça). O encontro acontece num momento em que o processo da justiça portuguesa contra o ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente, afeta as relações entre os dois países.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.