sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Quem tem 2 mil euros/mês está numa "posição privilegiada", diz Centeno

Mário Centeno volta a reconhecer que será preciso rigor e exigência para cumprir o Orçamento do Estado de 2016. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o ministro das Finanças diz ainda que quem tem um rendimento bruto de dois mil euros mensais está numa posição "altamente privilegiada", mas admite que não pode ser considerado rico.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Centeno considera que, apesar de ser um vencimento acima da mediana, é baixo quando comparado com os salários do resto da Europa:

Se isto faz dessa pessoa uma pessoa rica ou não... no contexto europeu garanto-lhe que não faz. No contexto português, ela de facto está numa posição cimeira da distribuição de rendimentos

Ao DN, o ministro sublinha ainda que a reposição das 35 horas não pode gerar aumento da despesa e deverá ser gradual, para não se correr o risco de ter de reverter a medida.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.