sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

António Costa desafia oposição a apresentar propostas

O primeiro-ministro, António Costa, desafiou hoje a oposição a apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2016 apresentado pelo Governo.

SIC

"Espero que a oposição que tanto critica este orçamento tenha a frontalidade de aqui apresentar a sua alternativa. Se discorda do aumento do ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos], que imposto subia em alternativa? Ou que despesa cortava?", desafiou António Costa.

Falando no parlamento na abertura do debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2016, o chefe de Governo argumentou que a alternativa que conhece da oposição são "os compromissos que assumiu em Bruxelas: manter a sobretaxa do IRS e cortar mais de 600 milhões de euros nas pensões em pagamento".

Lusa

  • O que muda no Orçamento do Estado
    2:18

    Economia

    O Orçamento do Estado foi apresentado pelo Governo como um virar de página nas políticas de austeridade, prometendo uma descida de impostos e a devolução do rendimento às famílias. Entre as várias medidas, do lado do setor público, está a reposição dos salários, que acontecerá trimestralmente, o subsídio de natal em duodécimos, transportes grátis para quem trabalha neste setor, a redução da sobretaxa do IRS ou a descida do IVA na restauração para 13%.

  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Jogo entre FC Porto e Mónaco, reencontro de jogadores e técnicos
    1:18
  • Explosão do vulcão Agung é certa, mas é impossível saber quando
    1:24