sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Jerónimo de Sousa diz que Orçamento do Estado "embaraça" direita

O secretário-geral do PCP afirmou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) "embaraça" e provoca "desespero" na direita pelos sinais de reversão das políticas de empobrecimento e exploração do trabalho.

Tiago Petinga

Na resposta a Jerónimo de Sousa, durante o debate parlamentar sobre o documento do Governo socialista, o primeiro-ministro, António Costa, elogiou a "postura construtiva" dos comunistas, que vão votar a favor na generalidade pela primeira vez, admitindo não existir a "mesma visão de participação no quadro da zona euro" de Portugal.

"Este OE fica aquém do necessário e até do possível", segundo o líder do PCP, mas é ainda assim "suficiente para causar embaraço e desespero" junto das bancadas de PSD e CDS-PP, uma vez que contém "sinais de reversão das políticas de exploração e empobrecimento pelo grande capital", apesar de contemplar "medidas" não acompanhadas pelo PCP.

Para Jerónimo de Sousa, "a fonte da ira de PSD, CDS e dos poderosos" é um OE que "incomoda os saudosistas da política da terra queimada, do 'custe o que custar'".

"PS, PCP, PEV e BE conseguiram encontrar nesta Assembleia da República uma maioria que permitisse apresentar este OE, que não é o OE que a direita teria apresentado", congratulou-se António Costa, salientando a "procura de soluções" por parte do PCP, nomeadamente em sede de especialidade, tentarão "conseguir acomodar no OE, na medida do possível".

O chefe do Governo garantiu querer cumprir os "compromissos no quadro da zona euro", mas "sem sacrificar salários e pensões e sua tributação".

"Pudemos provar que isso é possível. O anterior Governo quis utilizar a 'troika', a Comissão Europeia, para executar a política de empobrecimento porque acreditam que é por aí que podemos ganhar competitividade", lamentou.

PSD e CDS-PP anunciaram já o seu voto contrário ao documento do Governo socialista, enquanto BE, PCP e PEV afirmaram ir apoiar o documento do executivo liderado por António Costa, embora com sugestões de alteração, permitindo assim a sua viabilização.

A discussão do OE2016 começou hoje, na Assembleia da República, prolongando-se até terça-feira, data da votação na generalidade, pela tarde. O OE2016 será depois analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de março e a sua votação final global em 16 de março.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.