sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Assunção Cristas anuncia que CDS-PP vai apresentar propostas de alteração ao OE

A deputada do CDS-PP Assunção Cristas anunciou hoje no parlamento que o seu partido vai apresentar propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), considerando que essas propostas serão "pela moderação" e "pelo gradualismo".

SIC

A deputada e também candidata à liderança do CDS falava no encerramento do debate na generalidade do OE2016 e dirigiu-se ao primeiro-ministro, António Costa, para explicar qual a posição dos centristas.

"Somos pela prudência, pela moderação, pelo gradualismo e pela proteção dos sacrifícios dos portugueses e apresentaremos propostas que evidenciam isso mesmo", anunciou a deputada centrista.

Reiterando que "destruir é muito fácil" e que "construir é muito difícil, leva tempo e rumo certo", Assunção Cristas citou os dados mais recentes do Banco de Portugal sobre as exportações e reclamou para o anterior governo liderado por Pedro Passos Coelho, de que fez parte, a responsabilidade por este desempenho positivo das exportações.

"Foi possível porque o nosso foco foi a criação de condições para as empresas investirem e exportarem, serem competitivas e lutadoras, progredirem e ganharem mundo", afirmou a deputada, acrescentando que "o foco deste orçamento deveria ser precisamente o da criação de riqueza e não o da reposição de rendimentos sem gradualismo".

Assunção Cristas acusou o que qualificou de "o governo das esquerdas" de ter "pressa e demagogia", acabando "a aumentar impostos" e "a colocar em risco os esforços dos portugueses".

A deputada lamentou ainda que não se conheçam no orçamento medidas que gerem confiança e que criem emprego porque "pura e simplesmente elas não estão lá".

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.