sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Eventual plano B exclui cortes nos salários e pensões, garante Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu hoje que eventuais medidas adicionais ao Orçamento do Estado para 2016 excluirão cortes nos salários e nas pensões e manterão a "equidade fiscal e a devolução de rendimentos".

MÁRIO CRUZ/ LUSA

"É verdade que o governo tem marcado uma linha muito clara na sua política: equidade fiscal e devolução de rendimentos e é exatamente essa a linha que o governo vai seguir e manter sempre que tiver que adotar medidas que incidam sobre o Orçamento do Estado", respondeu Mário Centeno à deputada do BE Mariana Mortágua.

No segundo dia do debate do Orçamento do Estado no parlamento, a deputada bloquista tinha advertido o ministro que "não pode haver plano B": "Sabendo que todos os Orçamentos do Estado têm um risco, dizemos claramente que não há plano B. Quem se comprometeu com uma estratégia contra o empobrecimento e pelo crescimento económico, só há uma opção, aprofundar o plano A, de devolução de rendimentos e equidade fiscal", afirmou a deputada.

Face a esta afirmação da deputada do BE, partido que votará favoravelmente a proposta orçamental, a deputada do CDS-PP Cecília Meireles exigiu a Mário Centeno que clarificasse se afinal existe ou não "um plano B ou um conjunto de medidas adicionais".

Cecília Meireles afirmou que o primeiro-ministro, António Costa tinha dito que as instâncias europeias "convidaram Portugal a preparar um conjunto de medidas caso seja necessário".

"E agora Mariana Mortágua diz que está certa se não há plano B. Afinal há um conjunto de medidas ou não?", questionou, exigindo ainda que essas medidas sejam tornadas públicas.

Na resposta, Mário Centeno reiterou que o "que está escrito" no documento do Eurogrupo é que o governo "tem que preparar medidas para quando for necessário" e "não se diz que essas medidas têm que se anunciadas".

"Vão ser na mesma linha que nós acabamos de referir, equidade fiscal, devolução de rendimentos numa ótica em que não vai haver cortes de salários, em que não vai haver cortes de pensões nem aumentos dos impostos diretos sobre pensões e salários", disse.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16