sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Conselho das Finanças Públicas alerta para "riscos importantes" do OE2016

É mais um alerta sobre o Orçamento do Estado. O Conselho de Finanças Públicas (CFP) considera que a redução do défice este ano assenta na melhoria económica, com "riscos significativos" e "importantes" de tal não se concretizar. Os técnicos dizem que a consolidação estrutural é insuficiente para alcançar os objetivos.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A entidade liderada por Teodora Cardoso considera que as previsões para o crescimento da economia, do consumo privado e descida do desemprego são optimistas e que existe a possibilidade de não se confirmarem tal como espera o Governo.

O Conselho de Finanças Públicas diz também que não fica claro, no documento, como é que vai ser compensado o aumento de despesa com salários e pensões.

A instituição alerta ainda para o facto de o Governo não ter pensado na possível reação dos agentes económicos ao aumento dos impostos indiretos: aumentar a tributação no Imposto sobre o Tabaco ou no Imposto sobre Veículos vai levar a uma quebra na procura.

Última atualização às 14:30

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.