sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Conselho das Finanças Públicas alerta para "riscos importantes" do OE2016

É mais um alerta sobre o Orçamento do Estado. O Conselho de Finanças Públicas (CFP) considera que a redução do défice este ano assenta na melhoria económica, com "riscos significativos" e "importantes" de tal não se concretizar. Os técnicos dizem que a consolidação estrutural é insuficiente para alcançar os objetivos.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A entidade liderada por Teodora Cardoso considera que as previsões para o crescimento da economia, do consumo privado e descida do desemprego são optimistas e que existe a possibilidade de não se confirmarem tal como espera o Governo.

O Conselho de Finanças Públicas diz também que não fica claro, no documento, como é que vai ser compensado o aumento de despesa com salários e pensões.

A instituição alerta ainda para o facto de o Governo não ter pensado na possível reação dos agentes económicos ao aumento dos impostos indiretos: aumentar a tributação no Imposto sobre o Tabaco ou no Imposto sobre Veículos vai levar a uma quebra na procura.

Última atualização às 14:30

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22