sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Realiza-se hoje a votação final do Orçamento de Estado

Aqui às 10:00

A votação final global do Orçamento do Estado (OE) para 2016 realiza-se hoje, depois de semanas de trabalho na especialidade, com a viabilização do documento assegurada com os votos do PS e da esquerda parlamentar. Para acompanhar em direto na SIC Notícias e aqui, a partir das 10:00.

(Lusa/Arquivo)

A proposta de OE2016 foi aprovada na generalidade a 23 de fevereiro com os votos favoráveis do PS, do Bloco de Esquerda (BE), do PCP e Partido Ecologista Os Verdes (PEV), com a abstenção do PAN e com votos contra de PSD e CDS-PP.

Agora, na votação final global, a tendência de voto deverá ser semelhante, havendo a dúvida em torno do deputado único do PAN, André Silva, visto algumas propostas de alteração do partido terem sido viabilizadas na especialidade.

Entre 24 de fevereiro - dia seguinte à aprovação na generalidade - e 04 de março houve no parlamento reuniões setoriais com os ministros das várias pastas, e na passada quinta-feira, e segunda e terça-feira desta semana decorreu a discussão e votação das várias propostas de alteração na especialidade dos partidos ao Orçamento.

O último dia do debate do Orçamento arranca pelas 10:00 (havendo ainda algumas normas com discussão avocada para plenário) e a sessão de encerramento terá cerca de 100 minutos a dividir entre o executivo (30 minutos) e os partidos: PSD (17 minutos), PS (16 minutos), BE (11 minutos), CDS-PP (10 minutos), PCP (nove minutos), PEV (seis minutos) e PAN (três minutos).

A seguir ao debate do Orçamento e respetiva votação final global há ainda um debate preparatório do Conselho Europeu desta semana.

O debate, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, antecede o encontro de quinta e sexta-feira em Bruxelas cuja agenda será consagrada à crise migratória e ao processo do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais.

No passado fim de semana, Costa participou, em Paris, numa reunião de chefes de Governo e líderes do Partido Socialista Europeu (PSE), promovida pelo Presidente francês, François Hollande, precisamente com vista à preparação do Conselho Europeu desta semana.

Com Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.