sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Governo diz que contas públicas estão no bom caminho

O ministro da Economia disse esta sexta-feira que o défice de 2,8% no primeiro semestre significa que "as contas públicas estão no bom caminho", destacando a redução de 1,8 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2015.

"Estamos a falar de uma descida de 1,8 pontos percentuais, que é maior do que a necessária para o ano, que é de cerca de um ponto percentual, e que mostra que as contas públicas estão no bom caminho, que o Governo está a conseguir reduzir o défice, quer pela redução da despesa, quer por contenção grande dos gastos que está a fazer", comentou Manuel Caldeira Cabral, em declarações aos jornalistas.

Falando em Vizela, onde hoje visitou uma empresa de têxtil-lar e outra de calçado, o ministro acrescentou que o resultado do primeiro semestre assegura, "com confiança", que Portugal vai ter "um défice próximo" daquele que o Governo previu e que "está dentro daquilo que a União Europeia está a exigir"ao país.

Segundo o INE, o défice das administrações públicas foi de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, uma diminuição face aos 4,6% registados no período homólogo.

Apesar da redução homóloga verificada, o valor do défice até junho, de 2,8% do PIB, está acima da meta do Governo para este ano, que é 2,2%, e está também ligeiramente acima da estimativa apresentada pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), cujo valor central era de 2,7% de défice na primeira metade do ano.

O ministro da Economia previu hoje que o défice em 2016 "estará certamente e com confiança abaixo dos 3% desse limite", o que permitirá ao país "passar de uma situação de incumprimento para uma situação de cumprimento".

Assinalando que os dados hoje revelados pelo INE são uma boa notícia para os portugueses", acrescentou que são "uma boa notícia para Portugal se afirmar como um país de confiança, para ganhar confiança nos mercados internacionais e para dar confiança também aos investidores".

"Um país com as contas públicas consolidadas pode, de facto, ter a estabilidade de que precisa e que é importante dar a quem quer investir em Portugal", vincou.

O ministro chamou ainda à atenção para os dados revelados sobre "um aumento no primeiro semestre do investimento empresarial de 7,7%", o que mostra, prosseguiu, "que as empresas, de facto, estão a aumentar o investimento, que há uma confiança grande para investir em Portugal".

Aos jornalistas, Manuel Caldeira Cabral assinalou, por outro lado, que o "investimento estrangeiro, também no primeiro semestre, aumentou face ao ano passado em setores como a indústria e o imobiliário".

"Temos várias áreas em que se vê uma confiança grande e foi essa confiança que aqui em Vizela encontrei nesta fábrica", concluiu.

Lusa

  • PCP desvaloriza défice, Bloco de Esquerda diz que números são positivos
    1:44

    Economia

    O deputado Paulo Sá do PCP considera que o défice orçamental não deve ser o critério absoluto de decisão política e reafirma que o mais importante são as soluções para os problemas económicos e sociais do país.O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, lança críticas aos partidos de direita que diziam que o Governo socialista não conseguia equilibrar as contas públicas.

  • Esquerda e Direita reagem aos 2,8% do défice
    1:49

    Economia

    Na reação aos dados do INE, os partidos da Direita dizem que não há grandes razões para otimismo. Pelo contrário, a Esquerda vê a redução do défice como uma prova das boas políticas que estão a ser seguidas.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.