sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Necessidades de financiamento do Estado para 2016 sobem para 23.700M€

As necessidades de financiamento do Estado para 2016 foram revistas em alta, em 700 milhões de euros, para 23.700 milhões de euros, devido sobretudo à capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), informou a UTAO esta quarta-feira.

Na nota mensal sobre a dívida a que a agência Lusa teve acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) lembra que, em julho, as necessidades de financiamento eram de 23.000 milhões de euros e que, em setembro, passaram para os 23.700 milhões de euros, segundo a apresentação aos investidores da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (ICGP).

Esta revisão em alta de 700 milhões de euros "é resultado da revisão em alta da despesa líquida com ativos financeiros de 100 milhões de euros para 2.800 milhões de euros devido, sobretudo, ao novo programa de capitalização da CGD".

Ainda assim, afirma a UTAO, este acréscimo "é atenuado" pela redução do reembolso previsto do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI), de 8.800 milhões de euros para 6.000 milhões de euros.

Já no que diz respeito a 2017, as necessidades de financiamento do Estado foram revistas em baixa, em consequência da amortização prevista de títulos de médio e longo prazo se ter reduzido de 7.900 milhões de euros para 7.400 milhões de euros, de acordo com a UTAO.

Para esse ano, está previsto também, segundo os cálculos da UTAO e os números do IGCP, um reembolso ao FMI de 1.500 milhões de euros.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.