sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Votação final do OE 2017 marcada para 29 de novembro

O debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2017 está marcado para os dias 3 e 4 de novembro e a votação final para 29 de novembro.

As datas da discussão e votação foram decidas, esta manhã, na conferência de líderes parlamentares.

O Governo tem até dia 15 de outubro para entregar o documento na Assembleia da República.

Como este ano o dia é um sábado, o Executivo pode entregar na sexta-feira anterior ou na segunda-feira seguinte.

Uma semana depois, o ministro das Finanças apresenta a proposta em sede de comissão parlamentar. No dia seguinte, é a vez do ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, ser ouvido na comissão de Orçamento.

A discussão na generalidade acontece a 3 e 4 de novembro. Depois começa a fase de debate na especialidade onde são ouvidos todos os ministros do Governo nas respetivas comissões.

O debate na especialidade em plenário ficou marcado para os dias 24, 35 e 28 de novembro.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22