sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Costa diz que não vale a pena tanta ansiedade sobre a proposta de OE

© Lusa

O primeiro-ministro recusou-se hoje a comentar matérias relacionadas com conteúdos específicos da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017, alegando que será conhecida dentro de dias e que não vale a pena tanta ansiedade.

António Costa falava aos jornalistas no final de uma receção à comunidade portuguesa em Macau, no Consulado de Portugal, durante o quarto dos seus cinco dias de visita oficial à China.

Os jornalistas pediram ao líder do executivo para esclarecer se a sobretaxa de IRS vai acabar na totalidade a 1 de janeiro próximo ou se a sua eliminação será gradual, e também se já chegou a acordo com PCP e Bloco de Esquerda sobre o valor do aumento das pensões no próximo ano.

"Daqui a dois dias saberemos respostas para isso tudo", respondeu o primeiro-ministro.

Perante a insistência dos jornalistas em questões sobre matéria orçamental, António Costa disse ainda: "Vamos lá ver o seguinte, há uma semana já disse que faltava uma semana para fecharmos o Orçamento, hoje faltam dois dias e não vale a pena sermos tão ansiosos".

"Concentremo-nos no trabalho que estamos a fazer com esta visita à República Popular da China, que hoje teve uma etapa muito importante em Macau e que na terça-feira prosseguirá em Shenzhen, onde visitaremos um importante centro tecnológico, a Huawei, e assistiremos à assinatura de mais um acordo com a PT, potenciando a capacidade tecnológica de Portugal", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de esta multinacional chinesa de telecomunicações instalar em Portugal um centro tecnológico, António Costa respondeu que isso se saberá na quarta-feira em Shenzhen.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..