sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

CGTP quer eliminação da sobretaxa de IRS a 1 de janeiro

A CGTP defendeu esta quarta-feira que o Governo deve incluir no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) o fim da sobretaxa de IRS a partir de 1 de janeiro do próximo ano, conforme as "expectativas criadas" pelo executivo.

A dois dias da entrega da proposta de OE2017, no parlamento, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, frisou que "a expectativa criada é de que a sobretaxa seria eliminada a partir de 01 de janeiro de 2017, e é isso que se espera, mas o Orçamento é mais que isso".

Arménio Carlos, que falava aos jornalistas à margem da sessão comemorativa do 25.º aniversário do Conselho Económico e Social (CES), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, destacou que há quatro áreas fulcrais que, para a CGTP, devem constar do OE2017.

A atualização de salários dos trabalhadores da Administração Pública, bem como o descongelamento de carreiras, passando também pela contratação de trabalhadores no Estado são matérias que a CGTP espera ver espelhadas neste Orçamento.

Arménio Carlos destacou ainda a atualização das pensões, considerando que "um país não tem futuro se não se tratar bem quem construiu o país".

A aposta numa estratégia de desenvolvimento do país que passe "por uma outra política fiscal mais global, e não é só ao nível do IRS, mas também do alargamento dos escalões de IRS e da taxação, e também pela redução do IVA", são também fulcrais para a CGTP e deveriam constar do OE2017.

Lusa

  • BE propõe medidas alternativas à sobretaxa
    0:58

    Orçamento do Estado 2017

    O Bloco de Esquerda insiste que a sobretaxa tem que acabar. Pedro Filipe Soares disse aos jornalistas, no final da reunião com o Ministro das Finanças e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, que o Bloco propôs várias medidas alternativas para aumentar a receita, sem prejudicar os rendimentos do trabalho e de forma a garantir um aumento das pensões.

  • Os temas quentes do Orçamento
    2:38

    Orçamento do Estado 2017

    A sobretaxa de IRS vai mesmo ser eliminada de forma gradual. Quanto ao aumento de pensões, o Governo apresentou uma proposta aos partidos da esquerda para subir as pensões até aos 845 euros, mas o valor do aumento ainda não está fechado.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.