sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

CGTP quer eliminação da sobretaxa de IRS a 1 de janeiro

A CGTP defendeu esta quarta-feira que o Governo deve incluir no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) o fim da sobretaxa de IRS a partir de 1 de janeiro do próximo ano, conforme as "expectativas criadas" pelo executivo.

A dois dias da entrega da proposta de OE2017, no parlamento, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, frisou que "a expectativa criada é de que a sobretaxa seria eliminada a partir de 01 de janeiro de 2017, e é isso que se espera, mas o Orçamento é mais que isso".

Arménio Carlos, que falava aos jornalistas à margem da sessão comemorativa do 25.º aniversário do Conselho Económico e Social (CES), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, destacou que há quatro áreas fulcrais que, para a CGTP, devem constar do OE2017.

A atualização de salários dos trabalhadores da Administração Pública, bem como o descongelamento de carreiras, passando também pela contratação de trabalhadores no Estado são matérias que a CGTP espera ver espelhadas neste Orçamento.

Arménio Carlos destacou ainda a atualização das pensões, considerando que "um país não tem futuro se não se tratar bem quem construiu o país".

A aposta numa estratégia de desenvolvimento do país que passe "por uma outra política fiscal mais global, e não é só ao nível do IRS, mas também do alargamento dos escalões de IRS e da taxação, e também pela redução do IVA", são também fulcrais para a CGTP e deveriam constar do OE2017.

Lusa

  • BE propõe medidas alternativas à sobretaxa
    0:58

    Orçamento do Estado 2017

    O Bloco de Esquerda insiste que a sobretaxa tem que acabar. Pedro Filipe Soares disse aos jornalistas, no final da reunião com o Ministro das Finanças e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, que o Bloco propôs várias medidas alternativas para aumentar a receita, sem prejudicar os rendimentos do trabalho e de forma a garantir um aumento das pensões.

  • Os temas quentes do Orçamento
    2:38

    Orçamento do Estado 2017

    A sobretaxa de IRS vai mesmo ser eliminada de forma gradual. Quanto ao aumento de pensões, o Governo apresentou uma proposta aos partidos da esquerda para subir as pensões até aos 845 euros, mas o valor do aumento ainda não está fechado.

  • Árbitros em greve este fim de semana

    Desporto

    Vários árbitros de primeira categoria estão a pedir dispensa aos jogos do próximo fim de semana. Os juízes protestam contra o que chamam de clima de intimidação e exigem mais respeito para a classe. Desconhece-se para já quantos árbitros entregaram o pedido de dispensa.

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50