sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

CGTP quer eliminação da sobretaxa de IRS a 1 de janeiro

A CGTP defendeu esta quarta-feira que o Governo deve incluir no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) o fim da sobretaxa de IRS a partir de 1 de janeiro do próximo ano, conforme as "expectativas criadas" pelo executivo.

A dois dias da entrega da proposta de OE2017, no parlamento, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, frisou que "a expectativa criada é de que a sobretaxa seria eliminada a partir de 01 de janeiro de 2017, e é isso que se espera, mas o Orçamento é mais que isso".

Arménio Carlos, que falava aos jornalistas à margem da sessão comemorativa do 25.º aniversário do Conselho Económico e Social (CES), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, destacou que há quatro áreas fulcrais que, para a CGTP, devem constar do OE2017.

A atualização de salários dos trabalhadores da Administração Pública, bem como o descongelamento de carreiras, passando também pela contratação de trabalhadores no Estado são matérias que a CGTP espera ver espelhadas neste Orçamento.

Arménio Carlos destacou ainda a atualização das pensões, considerando que "um país não tem futuro se não se tratar bem quem construiu o país".

A aposta numa estratégia de desenvolvimento do país que passe "por uma outra política fiscal mais global, e não é só ao nível do IRS, mas também do alargamento dos escalões de IRS e da taxação, e também pela redução do IVA", são também fulcrais para a CGTP e deveriam constar do OE2017.

Lusa

  • BE propõe medidas alternativas à sobretaxa
    0:58

    Orçamento do Estado 2017

    O Bloco de Esquerda insiste que a sobretaxa tem que acabar. Pedro Filipe Soares disse aos jornalistas, no final da reunião com o Ministro das Finanças e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, que o Bloco propôs várias medidas alternativas para aumentar a receita, sem prejudicar os rendimentos do trabalho e de forma a garantir um aumento das pensões.

  • Os temas quentes do Orçamento
    2:38

    Orçamento do Estado 2017

    A sobretaxa de IRS vai mesmo ser eliminada de forma gradual. Quanto ao aumento de pensões, o Governo apresentou uma proposta aos partidos da esquerda para subir as pensões até aos 845 euros, mas o valor do aumento ainda não está fechado.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00