sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Governo estuda eventual alteração nos recibos verdes

Governo estuda eventual alteração nos recibos verdes

O Governo está a estudar um alívio nos impostos para quem trabalha a recibo verde. A medida ainda não está fechada, mas pode ainda ser incluída no Orçamento do Estado para o próximo ano.

Rever a forma como desconta quem trabalha a recibos verdes, para que pague impostos sobre o que ganhou, nos últimos meses e não nos últimos anos. A promessa foi feita pelo primeiro-ministro, no início do ano.

Os trabalhadores independentes descontam para a Segurança Social, em 2016, 29,6% do que ganharam em 2015, mesmo que neste momento estejam a ganhar muito menos, que no ano anterior.

A medida que está a ser estudada prevê que os cálculos passem a ser feito sobre o que trabalhador ganhou nos últimos meses. Faz parte de uns dos grupos de trabalho entre governo, PS e Bloco de Esquerda. O grupo que debate medidas contra a precariedade tem nas negociações a própria líder do Bloco, Catarina Martins.

Segundo o jornal Público, a medida ainda está a ser avaliada pelo Ministério do Trabalho, que não confirma à sic se vai ou não avançar no Orçamento para o próximo ano.

Os trabalhadores independentes estão distribuídos por 11 escalões, que variam entre quem ganha 419 euros e 5.030 euros por mês. A Segurança Social calcula quanto ganharam, em média, até outubro de cada ano, para saber quanto vão pagar, todos os meses, no ano seguinte.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.