sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Madeira vai receber 3,5 milhões de euros devido aos incêndios

HOMEM DE GOUVEIA

A Madeira vai receber 3,5 milhões de euros para investir em projetos de realojamento e reabilitação urbana, na sequência dos incêndios de agosto, segundo a versão final do Orçamento do Estado de 2017, a que a Lusa teve acesso.

Segundo o documento, que deverá ser hoje entregue no parlamento, no próximo ano será feita a "transferência de uma verba no valor de 3.500.000 euros proveniente dos saldos transitados do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ambiente, para assegurar os compromissos do Estado no âmbito de comparticipações a fundo perdido em projetos de realojamento e reabilitação, no âmbito do Programa ProHabita, incluindo a concessão de apoios para o território da Madeira, em virtude dos incêndios aí ocorridos".

No início deste mês, a secretária da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira disse que permaneciam por realojar mais de 20 famílias afetadas pelos incêndios que fustigaram o Funchal em agosto, declarando que a região continuava à espera do apoio do Estado para este fim.

A secretária regional realçou que o apoio que a Madeira recebeu até àquele dia foi "163 mil euros, que surgiu numa primeira fase, e reforço que foi pedido de Socorro Social, 924 mil euros", uma verba que corresponde ao saldo que transitou de 2015 para 2016 do Instituto de Segurança Social.

Os incêndios que ocorreram na segunda semana de agosto na Madeira, que afetaram sobretudo o concelho do Funchal, provocaram três mortos, várias dezenas de desalojados, danos em cerca de 300 edifícios e prejuízos avaliados pelo Governo Regional em 157 milhões de euros.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.