sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Orçamento do Estado apresentado hoje

O Orçamento de Estado para 2017 é hoje apresentado. Depois de 10 horas de reunião, o documento foi aprovado pelo Executivo. A proposta do Governo é apresentada pelo ministro das Finanças, às 17h00, após a sua entrega formal na Assembleia da República.

Sabe-se que o Governo quer avançar com um novo imposto sobre o património imobiliário entre 600 e 800 mil euros. Se o imóvel estiver arrendado, os proprietários podem deduzir o imposto em sede de IRS sobre as rendas que recebem. Abrangidos estão prédios destinados a comércio, escritórios e serviços.

De fora ficam prédios rústicos e imóveis afetos à indústria e a unidades hoteleiras. As verbas serão arrecadadas para o Estado e não para as autarquias.

O Orçamento prevê outro novo imposto, sobre refrigerantes. Aplica-se a bebidas que tenham concentrado de fruta inferior a 50 por cento.

Confirma-se ainda que a eliminação da sobretaxa vai ser gradual, até 30 de setembro, e as pensões serão aumentadas em menos de 10 euros, também gradualmente. O objetivo é não criar dificuldades orçamentais todas logo no início do ano.


  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.