sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Orçamento do Estado apresentado hoje

O Orçamento de Estado para 2017 é hoje apresentado. Depois de 10 horas de reunião, o documento foi aprovado pelo Executivo. A proposta do Governo é apresentada pelo ministro das Finanças, às 17h00, após a sua entrega formal na Assembleia da República.

Sabe-se que o Governo quer avançar com um novo imposto sobre o património imobiliário entre 600 e 800 mil euros. Se o imóvel estiver arrendado, os proprietários podem deduzir o imposto em sede de IRS sobre as rendas que recebem. Abrangidos estão prédios destinados a comércio, escritórios e serviços.

De fora ficam prédios rústicos e imóveis afetos à indústria e a unidades hoteleiras. As verbas serão arrecadadas para o Estado e não para as autarquias.

O Orçamento prevê outro novo imposto, sobre refrigerantes. Aplica-se a bebidas que tenham concentrado de fruta inferior a 50 por cento.

Confirma-se ainda que a eliminação da sobretaxa vai ser gradual, até 30 de setembro, e as pensões serão aumentadas em menos de 10 euros, também gradualmente. O objetivo é não criar dificuldades orçamentais todas logo no início do ano.


  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30