sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Orçamento do Estado apresentado hoje

O Orçamento de Estado para 2017 é hoje apresentado. Depois de 10 horas de reunião, o documento foi aprovado pelo Executivo. A proposta do Governo é apresentada pelo ministro das Finanças, às 17h00, após a sua entrega formal na Assembleia da República.

Sabe-se que o Governo quer avançar com um novo imposto sobre o património imobiliário entre 600 e 800 mil euros. Se o imóvel estiver arrendado, os proprietários podem deduzir o imposto em sede de IRS sobre as rendas que recebem. Abrangidos estão prédios destinados a comércio, escritórios e serviços.

De fora ficam prédios rústicos e imóveis afetos à indústria e a unidades hoteleiras. As verbas serão arrecadadas para o Estado e não para as autarquias.

O Orçamento prevê outro novo imposto, sobre refrigerantes. Aplica-se a bebidas que tenham concentrado de fruta inferior a 50 por cento.

Confirma-se ainda que a eliminação da sobretaxa vai ser gradual, até 30 de setembro, e as pensões serão aumentadas em menos de 10 euros, também gradualmente. O objetivo é não criar dificuldades orçamentais todas logo no início do ano.


  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.