sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2017

Governo cria site para dar a conhecer grandes prioridades

O Governo criou uma página na Internet para dar a conhecer as prioridades do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), com vídeos do primeiro-ministro e do ministro da Segurança Social e links para a proposta de lei e relatório.

Com ligações através das quais podem ser descarregadas a proposta de lei, o relatório e a apresentação do OE2017, o site identifica as "grandes prioridades" para o próximo ano - famílias, investimento, estado social e conhecimento.

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, a criação do site visou dar a conhecer o Orçamento do Estado e as suas prioridades de forma acessível e clara a todos os portugueses.

O site contém um vídeo, divulgado na sexta-feira, em que o primeiro-ministro, António Costa, defende que as "famílias portuguesas vão pagar menos impostos e os impostos que vão pagar terão maior justiça fiscal".

Com o título "O Orçamento explicado", surgem mais dois vídeos, o primeiro do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, a pormenorizar alguns dos investimentos previstos, e um segundo, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

O site contém ainda pequenos quadros que correspondem às diferentes áreas da governação, que resumem os principais objetivos das políticas para os setores da Educação, Saúde, Modernização Administrativa, Defesa Nacional, Ambiente e os restantes setores.

O Orçamento do Estado para 2017 foi entregue na sexta-feira na Assembleia da República. A proposta prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16