Óscares 2017

"O envelope que tramou os Óscares"

"O envelope que tramou os Óscares"

Hollywood viveu momentos históricos na 89.º cerimónia dos Óscares. La La Land chegou a ser anunciado como Melhor Filme do ano para a Academia de Hollywood mas Warren Beatty percebeu que tinha cometido um erro e nos agradecimentos tudo mudou. O vencedor da noite foi o filme "Moonlight". Mas afinal o que aconteceu?

A academia obriga a consultora responsável pelos boletins de voto, a PricewaterhouseCoopers, a ter o cartão original, com o nome dos vencedores de cada categoria e um duplicado por questões de segurança.


Neste caso, em vez de ser entregue o envelope de Melhor Filme foi entregue o duplicado de melhor atriz, cujo original ja tinha sido atribuido a Emma Stone.


A PwC admite que os envelopes das categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz foram trocados e garante que está a investigar o caso.

  • Outras gafes que ficaram para a história
    2:24

    Mundo

    A cerimónia deste ano dos Óscares foi marcada por uma gafe, cometida nos últimos minutos. Na entrega do Óscar para Melhor Filme, anunciaram "La La Land", quando o verdadeiro vencedor foi "Moonlight". Mas o mundo está cheio de gafes, muitas delas chegam mesmo a ficar para a história. Espreite alguns exemplos.

  • Cerimónia dos Óscares marcada por críticas a Donald Trump
    3:18

    Óscares 2017

    Como se previa, a cerimónia de entrega de Óscares ficou também marcada pelas críticas a Donald Trump. O realizador do Melhor Filme Estrangeiro - o iraniano Asghar Farhadi - faltou em protesto contra as políticas anti-imigração. O Presidente norte-americano foi visado também pelo apresentador da cerimónia e o ator mexicano Gael García Bernal criticou o projeto de construção do muro na fronteira.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • Mergulhador britânico pondera processar Elon Musk por este o ter chamado "pedófilo"

    Mundo

    Elon Musk corre o risco de ser processado por um mergulhador britânico depois de o chamar "pedófilo" na rede social Twitter. O insulto foi feito no domingo, depois Vernon Unsworth, um dos mergulhadores que participou nas operações de resgate na Tailândia, ter acusado Musk de estar a promover um "golpe publicitário" ao oferecer um submarino para o resgate.