Messi nega envolvimento no caso "Panama Papers" e diz que acusações são "injuriosas"
04.04.2016 18h59
O futebolista argentino do FC Barcelona Lionel Messi negou esta segunda-feira as acusações de envolvimento num esquema de evasão fiscal e numa rede de branqueamento de capitais, reveladas pela maior investigação jornalística da história, conhecida como "Panama Papers".

Lionel Messi, jogador do FC Barcelona, o seu pai eram donos de uma empresa do Panamá, a Mega Star Enterprises Inc, um novo nome à lista de empresas de fachada conhecidas por estarem ligadas a Messi.
© Albert Gea / Reuters
O futebolista argentino do FC Barcelona Lionel Messi negou hoje as acusações de envolvimento num esquema de evasão fiscal e numa rede de branqueamento de capitais, reveladas pela maior investigação jornalística da história, conhecida como "Panama Papers".
"Lionel Messi não levou a cabo nenhum dos atos que se imputam nas informações, sendo falsas e injuriosas as acusações de que desenhou um novo esquema de evasão fiscal e, inclusive, de que criou uma rede de branqueamento de capitais", assegura um comunicado assinado pela família Messi.
Os Messi esclarecem que a sociedade panamiana, Mega Star Enterprises, a que se referem as informações, reveladas no domingo pela investigação denominada "Panama Papers", trata-se de "uma companhia totalmente inativa, que nunca teve fundos nem contas correntes abertas".
Segundo o comunicado firmado pelo cinco vezes Bola de Ouro, a mesma sociedade deriva de "uma antiga estrutura societária desenhada pelos anteriores assessores fiscais da família Messi, cujas consequências fiscais para Lionel Messi já foram regularizadas".
No texto, os Messi garantem ter declarado todos os rendimentos resultantes da exploração dos direitos de imagem da estrela argentina do FC Barcelona, pelo que consideram que os factos em que se baseiam as informações, assentam em "meras suposições" e partem de documentação "parcial e enviesada".
"O anteriormente exposto é especialmente grave, uma vez que se trata de imputar acontecimentos delitivos tão sérios como a fraude fiscal e o branqueamento de capitais, que acarretam danos irreparáveis para Lionel Messi", assegura o comunicado, que indica que a família Messi deu instruções aos seus advogados para analisar eventuais ações legais contra os meios de comunicação que difundiram as notícias referentes ao futebolista do "Barça".
A maior investigação jornalística da história, divulgada na noite de domingo, envolve o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), com sede em Washington, e destaca os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.
A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas "offshore" em mais de 200 países e territórios.
A investigação refere que milhares de empresas foram criadas em "offshores" e paraísos fiscais para centenas de pessoas administrarem o seu património, entre eles o rei da Arábia Saudita, elementos próximos do presidente russo Vladimir Putin, o presidente suspenso da UEFA, Michel Platini, e a irmã do rei Juan Carlos e tia do rei Felipe VI de Espanha, Pilar de Borbón.
Lusa
Relacionados
-
Operação "Panama Papers" gera onda de choque
A operação " Panama Papers", uma investigação realizada por uma centena de jornais que descobriu bens em paraísos fiscais de 140 políticos, futebolistas ou milionários, desencadeou esta segunda-feira uma onda de choque mundial.
-
PM islandês rejeita demissão após revelação de que possui bens em paraíso fiscal
O primeiro-ministro islandês David Gunnlaugsson excluiu hoje demitir-se após a revelação de que possui bens dissimulados num paraíso fiscal, no âmbito da publicação dos chamados Documentos do Panamá (Panama Papers).
-
Comissão Europeia reitera empenho na luta contra a fraude fiscal
A Comissão Europeia reiterou hoje, em Bruxelas, o seu compromisso com a luta contra a fraude e evasão fiscais, sublinhando que atuará se necessário, no caso dos chamados "Panama Papers".
-
Rostos do Panama Papers
O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicou a identidade de vários chefes de Estado e dezenas de políticos que estão de alguma forma envolvidos no Panama Papers, um escândalo de corrupção e fuga fiscal à escala mundial, revelado este domingo. Entre os nomes divulgados encontram-se os do rei da Arábia Saudita, do Presidente da Argentina e de elementos próximos do Presidente russo Vladimir Putin, do presidente da UEFA, Michel Platini, do jogador de futebol Lionel Messi, entre muitas outras figuras públicas. Aqui ficam alguns dos rostos alegadamente envolvidos.
- 2:17
Português envolvido no "Panama Papers"
Há um português envolvido no escândalo das offshore revelado pelo "Panama Papers". Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira. O empresário está a ser investigado no âmbito da operação Lava Jato.
- 2:55
Como chefes de Estado, criminosos e celebridades escondem o dinheiro
O Ministério Público do Panamá vai investigar as denúncias de fraude, lavagem de dinheiro e evasão fiscal divulgadas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação que envolve a empresa de advogados Mossack Fonseca, com sede no Panamá. Em causa está o enriquecimento ilícito e a fuga ao fisco de políticos, empresários, celebridades e criminosos de todo o mundo. Os dados foram conhecidos através de uma fuga de informação que divulgou mais de 11 milhões de documentos.
-
Hollande promete inquéritos em França sobre revelações do "Panama Papers"
O presidente francês, François Hollande, assegurou hoje que as revelações de uma investigação internacional sobre os paraísos fiscais levarão à abertura de inquéritos em França e agradeceu aos denunciantes, congratulando-se com novas "receitas fiscais".
Na Homepage
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 1:23
INEM já não vai ser multado por excesso de velocidade durante uma emergência
Os condutores do INEM já não vão ser multados por excesso de velocidade durante as emergências. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recuou na medida conhecida na quarta-feira.
19.04.2018 às 19h29
- 1:48
O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou na tarde desta quinta-feira na Parede, no concelho de Cascais. As operações de resgate foram dificultadas pela agitação marítima.
19.04.2018 às 20h52
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
-
-
- 2:47
Partidos anunciam projetos de resolução sobre o Programa de Estabilidade
19.04.2018 às 21h08
-
-
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31