sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Platini garante que tem situação legalizada com fisco suíço

O presidente suspenso da UEFA, Michel Platini, apontado como proprietário de uma sociedade offshore no Panamá, garantiu hoje que tem a sua situação fiscal regularizada com o fisco suíço.

© Arnd Wiegmann / Reuters

O nome de Platini, suspenso por seis anos de toda a atividade ligada ao futebol devido a um escândalo de corrupção, figura numa lista divulgada domingo, já conhecida como Papéis do Panamá.

A documentação, divulgada na sequência de uma fuga de informação e que envolve a empresa panamiana Mossack Fonseca, inclui, entre outros 72 chefes ou ex-chefes de Estado e vários desportistas.

Os advogados do antigo futebolista francês garantiram, em comunicado, que "a totalidade de contas e bens" de Michel Platini "estão declarados à administração fiscal da Suíça, país no qual Platini tem residência fiscal desde 2007".

Segundo o jornal Le Monde, Platini é o único administrador da Balney Entreprises Corporation, uma sociedade 'offshore' criada em 2007, 11 meses depois de eleição de Platini para a presidência da UEFA, da qual está agora suspenso.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.