Obama diz que fuga aos impostos é "um grande problema global"
05.04.2016 19h53
O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que a revelação de que poderosos líderes políticos internacionais e homens de negócios esconderam dinheiro em empresas de fachada demonstra que a fuga aos impostos é um problema global.

© Gary Cameron / Reuters
Segundo Obama, as pessoas e empresas ricas estão "a enganar o sistema", fazendo uso de lacunas na legislação tributária a que a maioria dos contribuintes não tem acesso.
Para o Presidente dos Estados Unidos, as empresas do país que se aliam a empresas estrangeiras só para reduzir as suas obrigações tributárias não estão "a pagar a sua parte" por beneficiarem da economia norte-americana.
"A fuga aos impostos é um grande problema global", disse Obama, dias depois de uma fuga de informação de um escritório de advogados do Panamá ter revelado que dezenas de milhares de empresas poderão ter sido usadas para esconder rendimentos.
"Não é caso único dos outros países, porque também há pessoas na América que estão a retirar benefícios da mesma coisa. Grande parte daquilo é ilegal -- esse é o problema", observou.
Obama falava no dia após o departamento do Tesouro ter tornado mais rígidas as regras contra acordos de "inversão" de impostos, em que empresas norte-americanas se fundem com companhias estrangeiras para mudar a sua morada oficial para um 'offshore' -- embora não as suas operações nos Estados Unidos -- para evitar pagar impostos no país.
Tais jogadas -- como uma aliança pendente de 160 mil milhões de dólares entre as gigantes farmacêuticas Pfizer e Allergan -- exploram alçapões na legislação que permitem às empresas "furtar-se a pagar a sua justa parte de impostos no país" onde estão sediadas, disse Obama.
"Elas abdicam da nacionalidade e declaram que estão sediadas noutro sítio. Obtêm todas as vantagens de serem empresas norte-americanas sem cumprirem as obrigações de pagar os seus impostos, como toda a gente tem de fazer", frisou.
"Deixam-nos a nós a pagar a conta. Isso faz com que os cidadãos norte-americanos que trabalham arduamente sintam que o jogo está viciado contra eles", acrescentou.
O chefe de Estado apelou ao Congresso para tomar medidas de alteração da legislação tributária para eliminar as lacunas que permitem tão flagrantes manobras de evasão fiscal.
Lusa
Relacionados
- 0:50
Escândalo Panama Papers "mostra a fragilidade das democracias"
O Presidente da República diz que o escândalo do "Panama Papers" revela a fragilidade das democracias. Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, esta manhã, numa visita ao Comando para as Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas.
- 6:04
"Luxemburgo é um gigantesco offshore onde entram todo os dias malas com dinheiro"
Dados do Banco de Portugal indicam que todos os dias saem 2 milhões de euros de Portugal para contas offshore. José Gomes Ferreira comenta a saída de dinheiro para paraísos fiscais, bem como os últimos desenvolvimento do escândalo "Panama Papers". O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação divulgou este domingo a identidade de vários personalidades que estão de alguma forma envolvidos neste caso de corrupção e fuga fiscal à escala mundial. José Gomes Ferreira critica a falta de vontade política para pôr fim a estes paraísos fiscais, nomeadamente por parte do FMI, e cita o exemplo do Luxemburgo, bem no centro da Europa.
-
Primeiro-ministro da Islândia pede eleições antecipadas
Primeiro-ministro da Islândia, implicado no escândalo de corrupção, Panama Papers, pediu eleições antecipadas. Presidente vai chamar partidos antes de decidir dissolução do Parlamento.
-
Presidente da Islândia recusa dissolver o Parlamento
O Presidente da Islândia recusou hoje dissolver o Parlamento do país, contrariando um pedido nesse sentido emitido pelo primeiro-ministro Sigmundur David Gunnlaugsson, alegadamente envolvido no caso "Panama Papers".
- 0:30
BE marca debate de atualidade com a mira na praça financeira da Madeira
O Bloco de Esquerda defende o fim das offshores para evitar situações como as que foram denunciadas pelos "Panama Papers". A líder do partido, Catarina Martins, afirma que Portugal pode dar o exemplo ao acabar com a offshore da Madeira. O BE anunciou hoje a marcação para quarta-feira, no Parlamento, de um debate de atualidade sobre as consequências dos paraísos fiscais, durante o qual, no plano nacional, insistirá no fim da praça financeira da Madeira.
-
Primeiro-ministro da Islândia apresenta demissão
O primeiro-ministro da Islândia Sigmundur Gunnlaugsson, alegadamente envolvido no caso "Panama Papers", demitiu-se hoje do cargo, anunciou o seu Partido Progressista que lidera a coligação no poder. Previamente, o Presidente da Islândia tinha anunciado numa comunicação televisiva a sua recusa em dissolver o Parlamento do país, contrariando um pedido nesse sentido emitido por Gunnlaugsson.
-
Noruega convoca cimeira sobre corrupção depois do escândalo Panama papers
O governo norueguês convocou uma cimeira para discutir práticas anti-corrupção com os dirigentes das principais empresas do país. A iniciativa vem na sequência da divulgação de milhões de documentos que mostram como chefes de Estado, criminosos e celebridades usam paraísos fiscais para esconder dinheiro e património.
- 0:22
David Cameron nega ter dinheiro em paraísos fiscais
O primeiro-ministro britânico nega ter dinheiro em paraísos fiscais. David Cameron reagiu esta terça-feira depois do nome do seu pai ter sido mencionado no caso Panama Papers.
Na Homepage
-
Atropelamento em Toronto que causou 10 mortos e 15 feridos foi um "ato deliberado".
Um total de dez pessoas morreram e dezena e meia ficaram feridas num atropelamento ocorrido segunda-feira na cidade canadiana de Toronto, que as autoridades classificam como um "ato deliberado".
24.04.2018 às 7h06
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03