sicnot

Perfil

Panama Papers

Os números do envolvimento de portugueses no Panama Papers

Os números do envolvimento de portugueses no Panama Papers

Há 244 empresas com sede em Portugal nos documentos revelados pela investigação "Panama Papers" e 23 clientes da Mossack Fonseca têm residência no país. A informação é divulgada pelo Irish Times, associado do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. O jornalista do Expresso Micael Pereira esclarece que há portugueses mas os dados estão a ser trabalhados.

O Irish Times refere que além das 244 empresas com sede em territorio nacional, há 23 clientes da Mossack Fonseca que residem em Portugal.

Em Portugal, há também 34 beneficiários de offshores e 255 acionistas ligados de alguma forma ao país.

O jornal criou um mapa interativo com informação sobre vários países onde consta Portugal:

O jornalista do Expresso que teve acesso à base de dados, Micael Pereira, diz que a informação ainda está a ser confirmada mas que é certo que há vários porutugeses envolvidos.

Para já, apenas um nome de um português foi tornado público, trata-se de Idalécio Oliveira, um empresário da zona de Vouzela, que está também a ser investigado no Brasil no âmbito do processo Lava Jato.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.