sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Real Sociedad garante que tem situação financeira regularizada desde 2009

A Real Sociedad, da liga espanhola de futebol, garantiu hoje que em 2009 regularizou a sua situação financeira, depois de ter sido alvo de uma inspeção fiscal, assegurando que desde então tem cumprido todas as suas obrigações fiscais.

© Juan Medina / Reuters

A equipa, na qual alinha o futebolista português Bruma, emitiu hoje um comunicado, depois de o seu nome ter sido envolvido nos chamados Papéis do Panamá, uma lista que contem nomes individuais e de empresas que administram o seu património em empresas "offshor".

Segundo a investigação dos Papéis do Panamá, a Real Sociedad terá pagado, entre 2000 e 2008, grande parte dos salários, de pelo menos sete futebolistas, através de empresas sedeadas em paraísos fiscais.

"Desde 2009, a Real Sociedad está a cumprir com as suas obrigações tributárias e a regularizar situações anteriores detetadas pela inspeção de 2009", refere o clube.

Sem adiantar pormenores, o clube explica que os pagamentos através de paraísos fiscais foram conhecidos em 2008 na auditoria pedida por Inaki Badiola quando assumiu a presidência.

Na sequência desta revelação, foi realizada uma inspeção fiscal ao clube, que acabou por ser condenado ao pagamento de uma multa no valor total de 11,3 milhões de euros.

Os Papéis do Panamá são o resultado de uma grande investigação jornalística, divulgada na noite de domingo, envolvendo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Na investigação, são destacados os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas 'offshore' em mais de 200 países e territórios.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC