sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Real Sociedad garante que tem situação financeira regularizada desde 2009

A Real Sociedad, da liga espanhola de futebol, garantiu hoje que em 2009 regularizou a sua situação financeira, depois de ter sido alvo de uma inspeção fiscal, assegurando que desde então tem cumprido todas as suas obrigações fiscais.

© Juan Medina / Reuters

A equipa, na qual alinha o futebolista português Bruma, emitiu hoje um comunicado, depois de o seu nome ter sido envolvido nos chamados Papéis do Panamá, uma lista que contem nomes individuais e de empresas que administram o seu património em empresas "offshor".

Segundo a investigação dos Papéis do Panamá, a Real Sociedad terá pagado, entre 2000 e 2008, grande parte dos salários, de pelo menos sete futebolistas, através de empresas sedeadas em paraísos fiscais.

"Desde 2009, a Real Sociedad está a cumprir com as suas obrigações tributárias e a regularizar situações anteriores detetadas pela inspeção de 2009", refere o clube.

Sem adiantar pormenores, o clube explica que os pagamentos através de paraísos fiscais foram conhecidos em 2008 na auditoria pedida por Inaki Badiola quando assumiu a presidência.

Na sequência desta revelação, foi realizada uma inspeção fiscal ao clube, que acabou por ser condenado ao pagamento de uma multa no valor total de 11,3 milhões de euros.

Os Papéis do Panamá são o resultado de uma grande investigação jornalística, divulgada na noite de domingo, envolvendo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

Na investigação, são destacados os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade da empresa panamiana Mossack Fonseca, especializada na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas 'offshore' em mais de 200 países e territórios.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.