sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Presidente de banco regional austríaco apresenta demissão

O presidente do conselho de administração de um banco regional austríaco posto em causa no caso Panama Papers, pelas ligações ao oligarca russo Guennadi Timchenko, apresentou hoje a demissão, assegurando, porém, que a instituição não cometeu qualquer infração.

© Leonhard Foeger / Reuters

Liderado desde 2012 por Michael Grahammer, 51 anos, o Hypo Vorarlberg, um pequeno banco público, é suspeito de ter permitido que Timchenko, próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, tivesse efetuado operações de branqueamento de capitais nas ilhas Virgens, um "paraíso fiscal".

Num comunicado, Grahammer, que já era funcionário de topo no banco desde 2004, assegurou estar "convencido a 100%" que o Hypo Vorarlberg "nunca, em momento algum, infringiu a lei ou as sanções".

A demissão, a primeira na Áustria desde a publicação, no domingo, da gigantesca investigação sobre "paraísos fiscais", conhecidos já por Panama Papers, ocorreu depois de a autoridade financeira da Áustria, FMA, ter aberto um processo de investigação às alegações visando o banco.

O escândalo já provocou a demissão do primeiro-ministro da Islândia, Sigmundur Davío Gunnlaugsson.

Com Lusa

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.