sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Berlusconi negociou com empresa citada no Panama Papers

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi comprou direitos de filmes a uma empresa radicada nas Ilhas Virgens britânicas que figura nos registos dos Panama Papers, noticiou hoje o jornal italiano L'Espresso.

Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi

© Stefano Rellandini / Reuters

Berlusconi foi condenado em 2012 por fraude fiscal na compra de direitos de filmes norte-americanos a diversas empresas, no âmbito do processo Mediaset, relativo ao grupo televisivo que fundou.

A empresa agora revelada pela investigação internacional do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação é a American Film Company (AFC), registada em 1992 e extinta em 2008, a que uma das empresas estrangeiras do império Berlusconi comprou direitos de dois filmes "um ano depois da sua criação", segundo o jornal.

O L'Espresso publicou hoje os primeiros 100 nomes dos 800 italianos que aparecem na lista, entre os quais o costureiro Valentino, o ator e realizador Carlo Verdone e o ex-jogador do Roma, da Juventus e do Nápoles Daniel Fonseca.

O semanário identifica também os bancos italianos Unicredit e Ubi Banca como tendo tomado "parte na criação, via Luxemburgo, de complexas sociedades que levam a paraísos fiscais como as Ilhas Virgens Britânicas".

Da lista fazem também parte vários nomes ligados à máfia, como Angelo Zito, antigo tesoureiro do clã siciliano Graviano condenado pela justiça em 2000.

Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.