sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Dinheiro do caso Sócrates veio do saco azul dos GES

Nas malhas da investigação dos milhões descobertos pelo Panama Papers encontra-se a Operação Marquês. O dinheiro do caso que envolve José Sócrates no esquema de corrupção, fraude fiscal e branquamento de capitais vem do GES. Esta é a manchete deste sábado do jornal Expresso. Transferências feitas a partir da Espírito Santo Enterprises de offshores podem ser a explicação que faltava ao Ministério Público para concluir o inquérito crime contra José Sócrates e avançar com uma eventual acusação.

A equipa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal aguardava há vários meses para saber qual seria a versão dos factos de Hélder Bataglia, o homem forte do Grupo Espírito Santo em Angola e no Congo, presidente da Escom e suspeito de ter passado 12 milhões para contas de Joaquim Barroca, do Grupo Lena.

Ora, Bataglia admitiu ao jornal Expresso e à TVI que as transferências foram feitas a partir do chamado saco azul do GES, a Espírito Santo Entreprises que aparece nos Panama Papers e por onde terão passado 300 milhões de euros de pagamento a destinatários não identificados.

A tese que o Ministério Público construiu ao longo do último ano está relacionada com o resort de luxo de Vale do Lobo de que Bataglia é acionista.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.