sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Revelada transferência através do saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava

Na investigação jornalística dos Panama Papers há uma transferência através do chamado saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava. O jornal Expresso revela, este sábado, que pela Espírito Santo Entreprises passaram 18 milhões e meio de euros para uma conta que o ex-presidente executivo da PT tinha no estrangeiro. Bava confirmou ao Expresso a operação bancária, efetuada em 2012, mas disse que o dinheiro se destinava a comprar ações da PT.

Zeinal Bava esclareceu que não se tratou de um qualquer tipo de remuneração, contrapartida ou compensação. Os 18,5 milhões eram para financiar a compra de ações da PT, o que não se concretizou e por isso - diz Bava - "como previsto no contrato", foi devolvido.

O gestor que em 2013 deixou a PT para ser executivo na Oi garente que o dinheiro foi entregue este ano no Luxemburgo e com juros.

A ES Entreprises é uma offshore do GES que aparece ligada a cargos de topo e figuras da sociedade portuguesa. Há aliás uma lista de pagamentos na posse do Ministério Público.

  • Aviação russa matou mais de 11 mil pessoas na Síria

    Mundo

    Pelo menos 11.612 pessoas morreram na Síria em resultado dos bombardeamentos da aviação russa, aliada do Governo de Damasco, iniciados em 30 de setembro de 2015, de acordo com dados publicados hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

  • Mais de 500 casos de sarampo na Europa este ano, avisa OMS

    Mundo

    Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos sete países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Portugal, a OMS reconheceu oficialmente a eliminação do vírus do sarampo no verão do ano passado.