sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Revelada transferência através do saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava

Na investigação jornalística dos Panama Papers há uma transferência através do chamado saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava. O jornal Expresso revela, este sábado, que pela Espírito Santo Entreprises passaram 18 milhões e meio de euros para uma conta que o ex-presidente executivo da PT tinha no estrangeiro. Bava confirmou ao Expresso a operação bancária, efetuada em 2012, mas disse que o dinheiro se destinava a comprar ações da PT.

Zeinal Bava esclareceu que não se tratou de um qualquer tipo de remuneração, contrapartida ou compensação. Os 18,5 milhões eram para financiar a compra de ações da PT, o que não se concretizou e por isso - diz Bava - "como previsto no contrato", foi devolvido.

O gestor que em 2013 deixou a PT para ser executivo na Oi garente que o dinheiro foi entregue este ano no Luxemburgo e com juros.

A ES Entreprises é uma offshore do GES que aparece ligada a cargos de topo e figuras da sociedade portuguesa. Há aliás uma lista de pagamentos na posse do Ministério Público.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16