sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Revelada transferência através do saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava

Na investigação jornalística dos Panama Papers há uma transferência através do chamado saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava. O jornal Expresso revela, este sábado, que pela Espírito Santo Entreprises passaram 18 milhões e meio de euros para uma conta que o ex-presidente executivo da PT tinha no estrangeiro. Bava confirmou ao Expresso a operação bancária, efetuada em 2012, mas disse que o dinheiro se destinava a comprar ações da PT.

Zeinal Bava esclareceu que não se tratou de um qualquer tipo de remuneração, contrapartida ou compensação. Os 18,5 milhões eram para financiar a compra de ações da PT, o que não se concretizou e por isso - diz Bava - "como previsto no contrato", foi devolvido.

O gestor que em 2013 deixou a PT para ser executivo na Oi garente que o dinheiro foi entregue este ano no Luxemburgo e com juros.

A ES Entreprises é uma offshore do GES que aparece ligada a cargos de topo e figuras da sociedade portuguesa. Há aliás uma lista de pagamentos na posse do Ministério Público.

  • Manifestação contra resultados do partido alemão de Extrema-Direita
    0:39
  • Ciclista Peter Sagan tricampeão do mundo

    Desporto

    O eslovaco Peter Sagan deixou este domingo mais uma marca na história do ciclismo, ao sagrar-se campeão do mundo de fundo pela terceira vez consecutiva, uma proeza inédita para norueguês ver e lamentar.