sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Revelada transferência através do saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava

Na investigação jornalística dos Panama Papers há uma transferência através do chamado saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava. O jornal Expresso revela, este sábado, que pela Espírito Santo Entreprises passaram 18 milhões e meio de euros para uma conta que o ex-presidente executivo da PT tinha no estrangeiro. Bava confirmou ao Expresso a operação bancária, efetuada em 2012, mas disse que o dinheiro se destinava a comprar ações da PT.

Zeinal Bava esclareceu que não se tratou de um qualquer tipo de remuneração, contrapartida ou compensação. Os 18,5 milhões eram para financiar a compra de ações da PT, o que não se concretizou e por isso - diz Bava - "como previsto no contrato", foi devolvido.

O gestor que em 2013 deixou a PT para ser executivo na Oi garente que o dinheiro foi entregue este ano no Luxemburgo e com juros.

A ES Entreprises é uma offshore do GES que aparece ligada a cargos de topo e figuras da sociedade portuguesa. Há aliás uma lista de pagamentos na posse do Ministério Público.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15