sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Revelada transferência através do saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava

Na investigação jornalística dos Panama Papers há uma transferência através do chamado saco azul do GES para uma conta de Zeinal Bava. O jornal Expresso revela, este sábado, que pela Espírito Santo Entreprises passaram 18 milhões e meio de euros para uma conta que o ex-presidente executivo da PT tinha no estrangeiro. Bava confirmou ao Expresso a operação bancária, efetuada em 2012, mas disse que o dinheiro se destinava a comprar ações da PT.

Zeinal Bava esclareceu que não se tratou de um qualquer tipo de remuneração, contrapartida ou compensação. Os 18,5 milhões eram para financiar a compra de ações da PT, o que não se concretizou e por isso - diz Bava - "como previsto no contrato", foi devolvido.

O gestor que em 2013 deixou a PT para ser executivo na Oi garente que o dinheiro foi entregue este ano no Luxemburgo e com juros.

A ES Entreprises é uma offshore do GES que aparece ligada a cargos de topo e figuras da sociedade portuguesa. Há aliás uma lista de pagamentos na posse do Ministério Público.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40
  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.