sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Governo confirma que IGCP e Segurança Social tinham 133M€ em offshores

O Governo confirma que o IGCP e o Fundo de Estabilização da Segurança Social tiveram aplicações em offshores.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Num comunicado conjunto dos ministérios da Finanças e da Segurança Social, o Executivo garante que as aplicações venceram em julho do ano passado.

Adianta ainda que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública detinha aplicações de 133 milhões de euros numa offshore com sede na ilha de Jersey.

Quanto ao Fundo de Estabilização da Segurança Social investiu 171 mil euros numa farmacêutica com sede na Jordânia.

O Ministério das Finanças garante que vai tomar todas as medidas para impedir aplicações em offshores por parte de entidade públicas sem a devida autorização da tutela.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.