sicnot

Perfil

Panama Papers

Panama Papers

Panama Papers

Ex-ministro espanhol implicado nos Panama Papers renuncia a alto cargo

O ex-ministro da Indústria espanhol implicado no escândalo dos Panama Papers renunciou esta terça-feira à candidatura a diretor executivo do Banco Mundial depois de muito criticado pela oposição até por alguns membros do Partido Popular, no poder.

Fontes governamentais asseguraram à agência EFE que José Manuel Soria enviou uma carta ao secretário de estado da Economia em que renuncia ao lugar no Banco Mundial pela "desproporcionada" utilização política feita e também a pedido do Governo espanhol.

O ex-ministro sublinha nessa missiva que tomou esta decisão apesar de não estar acusado, nem investigado, nem condenado por qualquer entidade, nem impedido do exercício desse cargo no Banco Mundial.

O Governo espanhol tinha defendido nos últimos dias a nomeação d o ex-ministro da Indústria implicado no escândalo dos Panama Papers como diretor executivo do Banco Mundial, enquanto toda a oposição e alguns membros do PP criticaram a escolha feita.

O chefe do Governo em Funções, Mariano Rajoy, defendeu na segunda-feira que José Manuel Soria se demitiu em abril quando o seu nome e o de membros da sua família apareceram associado a empresas offshore listadas nos Panama Papers em abril, e que nessa altura "saiu da política, deixou de ser deputado e manifestou a sua intenção de não voltar à política nunca mais".

O chefe de Governo em funções sublinhou que Soria se tem comportado como um funcionário e não como um político, tendo outros membros do Governo também apoiado a nomeação do ex-ministro.

Por outro lado, vários dirigentes do Partido Popular (PP, de direita) criticaram a decisão, assim como toda a oposição espanhola, o que inclui o Ciudadanos (centro-direita) que apoiou a investidura derrotada de Mariano Rajoy na semana passada, pedindo a ida, para dar explicações, ao Congresso dos Deputados (parlamento) do ministro de Economia, Luís de Guindos.

Os Panama Papers, mais de 11 milhões de documentos da sociedade de advogados Mossack Fonseca foram divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação e revelam a utilização de paraísos fiscais que escondem os rendimentos de pessoas e empresas de todo mundo.

Lusa

  • O que são paraísos fiscais
    1:08

    Panama Papers

    Os paraísos fiscais são países com uma malha legal permissiva o suficiente para acolher dinheiro de origem, muitas vezes, duvidosa. O processo não é ilegal. Mas, como comprovam vários escândalos, como o do Panama Papers, têm aberto a porta à lavagem de dinheiro, à fraude e à evasão fiscal.

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.