sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Santuário aplaude canonização que reconhece "importância mundial de Fátima"

PAULO NOVAIS/ LUSA

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, considerou hoje que a canonização de Francisco e Jacinta Marto, a 13 de Maio, reconhece a importância mundial de Fátima. O Papa Francisco decidiu hoje canonizar os beatos Francisco e Jacinta, a 13 de Maio, em Fátima, aquando da sua visita ao Santuário a propósito do Centenário das Aparições.

"Que esta canonização tenha lugar em Fátima torna-a, para nós, muito especial: porque é este Santuário que custodia as suas relíquias; é neste Santuário que estão os seus túmulos; muito especial porque escolher Fátima para este ato solene da Igreja universal é reconhecer a importância mundial de Fátima e é igualmente reconhecer Fátima como verdadeira 'escola de santidade'", disse Carlos Cabecinhas, numa mensagem publicada na página de internet do Santuário.


Carlos Cabecinhas explica também que é será um momento "muito especial", porque a canonização dos dois mais jovens videntes de Fátima vem coroar a grande celebração do Centenário das Aparições".


"É claro que faríamos a celebração festiva dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora mesmo que não houvesse canonização. Mas o facto deste reconhecimento eclesial ter lugar em Fátima, no dia 13 de Maio, com a presença do Santo Padre, faz deste momento o ápice de todo o programa celebrativo do Centenário".


Por isso, enaltece Carlos Cabecinhas, é com "ânimo renovado" que se convidam "todos a vir a Fátima, para rezar com o Papa Francisco e para dar graças a Deus pela santidade dos Pastorinhos".
"É com um sentimento de grande alegria que recebemos a notícia de que a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto terá lugar aqui, no Santuário de Fátima, no dia 13 de Maio, na peregrinação de Sua Santidade, o Papa Francisco.


Um sentimento de grande alegria, mas igualmente de profunda gratidão: gratidão a Deus, que nos concede a graça de novos santos como modelos e intercessores; mas gratidão igualmente ao Santo Padre, que tomou a decisão de fazer a canonização neste lugar".

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Número de vítimas mortais dos incêndios sobe para 45

    País

    Uma pessoa que estava internada no Hospital da Prelada, Porto, na sequência dos incêndios do dia 15 nas regiões Centro e Norte, morreu hoje, anunciou a unidade hospitalar, subindo assim para 45 o número de vítimas mortais daqueles fogos.

  • "Eu confiava no BES e dizia aos meus amigos para porem lá o dinheiro"
    0:37
  • Achado inédito encontrado na nau de Vasco da Gama naufragada em Omã

    Mundo

    Uma equipa de investigadores afirma ter encontrado, ao largo da costa de Omã, o mais antigo instrumento de navegação alguma vez descoberto. O achado arqueológico é um astrolábio e terá sido localizado no meio do que resta da nau Esmeralda, da frota de Vasco da Gama, naufragada no Oceano Índico em 1503.

    SIC

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.