sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Criança brasileira que permitiu canonização dos pastorinhos vem a Fátima

Francisco Seco

A criança brasileira que permitiu a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco vem a Fátima, com a família, para a peregrinação de 12 e 13 de maio, com o Papa Francisco. No dia 11 está prevista uma declaração à imprensa, já em Fátima, mas a criança não aparecerá em público, uma vez que ainda é menor.

A identidade da criança não foi nem deverá ser divulgada mas o caso é descrito pelas Notícias Vaticanas como o que abriu caminho que abriu o caminho à canonização dos dois irmãos beatificados por João Paulo II em 1999.

O milagre reconhecido pela Igreja a 23 de março deste ano diz respeito a uma criança que, com 6 anos, sobreviveu a uma queda de 7 metros e saiu do coma 3 dias depois dos médicos terem traçado o pior dos diagnósticos: se a criança sobrevivesse, seria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas.

O facto do relatório da equipa médica ter declarado por unanimidade "cura inexplicável do ponto de vista científico", em 2 de fevereiro de 2007, foi suficiente para o Papa Francisco aceitar canonizar os pastorinhos.

"A família quer fazer esse testemunho em Fátima", disse hoje à agência Lusa fonte do Santuário.

Segundo a Rádio Vaticana "no momento do incidente, o pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos".
"Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima".

O arcebispo de Olinda e Recife já admitiu estar satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima, que se vai realizar a 13 de maio.

"Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos e felizes que esse facto tenha sido levado em conta. Não conheço a criança, mas pretendo entrar em contacto para conhecê-la", afirmou à Lusa Antônio Saburido.

O Vaticano anunciou na quinta-feira que o papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917.

Com Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.