sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Criança brasileira que permitiu canonização dos pastorinhos vem a Fátima

Francisco Seco

A criança brasileira que permitiu a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco vem a Fátima, com a família, para a peregrinação de 12 e 13 de maio, com o Papa Francisco. No dia 11 está prevista uma declaração à imprensa, já em Fátima, mas a criança não aparecerá em público, uma vez que ainda é menor.

A identidade da criança não foi nem deverá ser divulgada mas o caso é descrito pelas Notícias Vaticanas como o que abriu caminho que abriu o caminho à canonização dos dois irmãos beatificados por João Paulo II em 1999.

O milagre reconhecido pela Igreja a 23 de março deste ano diz respeito a uma criança que, com 6 anos, sobreviveu a uma queda de 7 metros e saiu do coma 3 dias depois dos médicos terem traçado o pior dos diagnósticos: se a criança sobrevivesse, seria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas.

O facto do relatório da equipa médica ter declarado por unanimidade "cura inexplicável do ponto de vista científico", em 2 de fevereiro de 2007, foi suficiente para o Papa Francisco aceitar canonizar os pastorinhos.

"A família quer fazer esse testemunho em Fátima", disse hoje à agência Lusa fonte do Santuário.

Segundo a Rádio Vaticana "no momento do incidente, o pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos".
"Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima".

O arcebispo de Olinda e Recife já admitiu estar satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima, que se vai realizar a 13 de maio.

"Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos e felizes que esse facto tenha sido levado em conta. Não conheço a criança, mas pretendo entrar em contacto para conhecê-la", afirmou à Lusa Antônio Saburido.

O Vaticano anunciou na quinta-feira que o papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o Centenário das Aparições.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917.

Com Lusa

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.