sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

INEM garante resposta a toda a população durante visita do Papa a Fátima

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante que os cuidados à população continuarão a ser assegurados, apesar do forte dispositivo que este organismo tem preparado para Fátima, durante a visita do papa Francisco.

"Apesar de termos um conjunto significativo de meios que vão estar empenhados na resposta a este grande evento nacional, o dispositivo do dia-a-dia vai manter-se na mesma, sem reduções e vamos continuar a garantir o socorro nos moldes em que o fazemos diariamente", disse Luís Meira, em entrevista à agência Lusa.

O presidente do INEM afirmou que "qualquer dispositivo de apoio a um evento desta ou outra natureza não deve reduzir aquilo que é o nível de cuidados prestados à população".

"Além disso, vamos ter uma atenção especial àquilo que vai ser um evento de grandes dimensões, com grande projeção nacional e internacional, e dessa maneira garantir que a missão do INEM está salvaguardada: garantir que, no âmbito do sistema integrado de emergência média, a resposta a situações de doença súbita e de acidente é dada de forma adequada", disse.

Segundo Luís Meira, um dos helicópteros do INEM estará reservado para o transporte do papa, em caso de necessidade, conforme "um dos pedidos do Vaticano".Um outro helicóptero será deslocado para um posto mais próximo de Fátima, tendo em conta o aglomerado de pessoas que é esperado para esses dias, mas estará disponível para qualquer outra solicitação.

"Vamos garantir o que é o dia a dia dos portugueses naquilo que são as respostas expectáveis com que a população portuguesa conta da parte do INEM", afirmou.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições", em 1917.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Os anteriores papas que estiveram em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03