sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Papa vai cumprimentar o padre mais velho de Portugal, com 104 anos

Tony Gentile

O papa Francisco vai cumprimentar o padre vivo mais velho de Portugal, Joaquim Cunha, de 104 anos, no santuário de Fátima, a 13 de maio, informou esta sexta-feira o Vaticano.

A informação foi prestada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, num encontro com os jornalistas, no Vaticano, que serviu para apresentar a visita do papa a Fátima, a 12 e 13 de maio, em que canonizará os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições", em 1917.

Joaquim Cunha, que vive na Casa Sacerdotal do Porto, nasceu em 1913, antes ainda das "aparições" na Cova da Iria, que a Igreja Católica só reconheceu em 1930.

O papa Francisco cumprimentará o sacerdote na manhã de dia 13 antes das 09:30, quando visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Lusa

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes