sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Exército apoia peregrinos com mais de 100 tendas e perto de 6.000 refeições

PAULO CUNHA

O Exército disponibilizou mais de 100 tendas, quase 4.500 camas articuladas, perto de 6.000 refeições e apoio sanitário aos peregrinos e entidades envolvidas na visita do papa a Fátima, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, o Exército refere que disponibilizou um conjunto de meios, pessoal e material, para ajudar peregrinos a caminho do Santuário de Fátima e diversas entidades, "no âmbito da visita apostólica" do papa, que se insere na sua "missão de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações".

A GNR, que receberá as quase 6.000 refeições, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Santuário de Fátima, a Câmara de Ourém, a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha Baixo Mondego, uma paróquia e duas associações são as nove entidades a quem o Exército presta auxílio, numa operação que durará até ao fim da visita do papa a Portugal.

Até sábado, este ramo das Forças Armadas disponibilizará 103 tendas, 4.494 camas articuladas, 5.976 refeições, 11 unidades de energia e oito socorristas.

O Exército instalou ainda um módulo de apoio sanitário composto por oito médicos, oito enfermeiros, dez socorristas e dez militares de outros serviços, todos do Agrupamento Sanitário, instalado desde segunda-feira e até quinta-feira, na rota dos peregrinos de Norte-Sul (Águeda a Fátima), equipado com tendas para admissão, consulta, tratamento e observação de doentes e de apoio (descanso) a peregrinos.

Na mesma rota de peregrinos, mas que podem ser deslocalizadas, se necessário, o Exército tem também no terreno equipas de emergência/reanimação/socorro/extração, constituídas por oito Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, oito médicos, oito enfermeiros, oito socorristas e oito condutores, que estão desde segunda-feira e até domingo no terreno.

O papa aterra a 12 de maio na BA5 num Airbus da companhia Alitalia, proveniente de Roma.

Após as celebrações do 13 de maio, Francisco regressa à BA5, de onde descola de regresso a Roma, desta vez a bordo de um avião da TAP.

O papa Francisco visita Fátima, na sexta-feira e no sábado, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições.

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, na sexta-feira, e com o primeiro-ministro, António Costa, no sábado.

Francisco é o quarto papa a visitar a Cova da Iria, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.