sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Papa chegou ao Santuário de Fátima

Direto

A emissão especial da SIC e SIC Notícias acompanha a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Direto

O avião que transportou o Papa Francisco de Roma aterrou na Base Aérea de Monte Real às 16:10.

Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, à chegada a Portugal para uma visita apostólica a Fátima.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o líder da Igreja Católica à saída do avião, na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, perto das 16:20.

No local estavam também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, bem como os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e Adjunto, Eduardo Cabrita, e respetivas mulheres.

Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o Papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso entre o estádio de futebol e o Santuário de papamóvel. A Capelinha das Aparições será a primeira paragem do "peregrino" Francisco, onde oferecerá a Rosa de Ouro ao templo mariano.

Será a terceira vez que o Santuário da Cova da Iria receberá esta distinção do Vaticano. Na capelinha, o Pontífice vai invocar a "Senhora da veste branca" e recordar que, há 100 anos, esta mostrou em Fátima os "desígnios da Misericórdia" de Deus.

Francisco vai ainda referir-se aos "bem-aventurados Francisco e Jacinta", os dois pastorinhos que irá canonizar no sábado."Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos", dirá o Papa.

Após este momento, o Papa recolhe à Casa Carmo, de onde voltará a sair para a bênção das velas e recitação do terço às 21:30. Pouco depois das 22:00, Francisco regressa aos aposentos onde vai pernoitar, cabendo ao Secretário do Vaticano, Pietro Parolin, presidir à eucaristia que se seguirá.

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.