sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Papa chegou ao Santuário de Fátima

Direto

A emissão especial da SIC e SIC Notícias acompanha a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Direto

O avião que transportou o Papa Francisco de Roma aterrou na Base Aérea de Monte Real às 16:10.

Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, à chegada a Portugal para uma visita apostólica a Fátima.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o líder da Igreja Católica à saída do avião, na Base Aérea de Monte Real, em Leiria, perto das 16:20.

No local estavam também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, bem como os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, e Adjunto, Eduardo Cabrita, e respetivas mulheres.

Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o Papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso entre o estádio de futebol e o Santuário de papamóvel. A Capelinha das Aparições será a primeira paragem do "peregrino" Francisco, onde oferecerá a Rosa de Ouro ao templo mariano.

Será a terceira vez que o Santuário da Cova da Iria receberá esta distinção do Vaticano. Na capelinha, o Pontífice vai invocar a "Senhora da veste branca" e recordar que, há 100 anos, esta mostrou em Fátima os "desígnios da Misericórdia" de Deus.

Francisco vai ainda referir-se aos "bem-aventurados Francisco e Jacinta", os dois pastorinhos que irá canonizar no sábado."Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos", dirá o Papa.

Após este momento, o Papa recolhe à Casa Carmo, de onde voltará a sair para a bênção das velas e recitação do terço às 21:30. Pouco depois das 22:00, Francisco regressa aos aposentos onde vai pernoitar, cabendo ao Secretário do Vaticano, Pietro Parolin, presidir à eucaristia que se seguirá.

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00