sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Peregrinos invadem rotunda sul e ocupam monumento dos três pastorinhos

NUNO VEIGA / POOL

Centenas de peregrinos que aguardam a chegada do papa Francisco invadiram esta sexta-feira a rotunda sul de Fátima, ocuparam a placa central e subiram ao monumento alusivo aos três pastorinhos, constatou a agência Lusa no local.

Segundo os militares da GNR que fazem a segurança naquela zona, a movimentação aconteceu quando os populares se aperceberam de que iria ocorrer uma ligeira alteração à forma como o papamóvel vai contornar a rotunda dos pastorinhos.

Às 17:25, estavam várias pessoas em cima do monumento dos três pastorinhos, perante o olhar dos militares da GNR que se mantêm na zona, mas que não conseguiram colocar baias de segurança, nomeadamente no centro da rotunda.

O papa vai estar entre hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • O vestido de Jennifer Lawrence que está a dar que falar

    Cultura

    Jennifer Lawrence escolheu um vestido arrojado para usar na sessão fotografia do próximo filme e a internet reagiu. Muitas foram as críticas feitas, que davam conta de uma roupa "demasiado reveladora" para o frio que se fazia sentir em Londres. Mas Jennifer Lawrence não deixou passar, criticando os comentários "sexistas" e "nada feministas".

    SIC

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25