sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Peregrinos invadem rotunda sul e ocupam monumento dos três pastorinhos

NUNO VEIGA / POOL

Centenas de peregrinos que aguardam a chegada do papa Francisco invadiram esta sexta-feira a rotunda sul de Fátima, ocuparam a placa central e subiram ao monumento alusivo aos três pastorinhos, constatou a agência Lusa no local.

Segundo os militares da GNR que fazem a segurança naquela zona, a movimentação aconteceu quando os populares se aperceberam de que iria ocorrer uma ligeira alteração à forma como o papamóvel vai contornar a rotunda dos pastorinhos.

Às 17:25, estavam várias pessoas em cima do monumento dos três pastorinhos, perante o olhar dos militares da GNR que se mantêm na zona, mas que não conseguiram colocar baias de segurança, nomeadamente no centro da rotunda.

O papa vai estar entre hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    Dia de debate quinzenal na Assembleia da República, que deve ficar marcado pela saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo. Veja aqui em direto e acompanhe a discussão no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Morreu Roger Moore

    Cultura

    O ator britânico Roger Moore, conhecido pelos filmes de James Bond e a série "O Santo", morreu hoje, na Suíça, na sequência de um cancro. Tinha 89 anos.

  • Lesados do Banif ouvidos pela PJ
    1:42

    Economia

    A Unidade de Combate à Corrupção está na Madeira para recolher depoimentos de lesados do Banif e é a primeira diligência da Polícia Judiciária depois de uma queixa apresentada por 100 ex-clientes do banco. Os ex-clientes falam de falsificação de documentos, burla e associação criminosa.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.