sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Peregrinos invadem rotunda sul e ocupam monumento dos três pastorinhos

NUNO VEIGA / POOL

Centenas de peregrinos que aguardam a chegada do papa Francisco invadiram esta sexta-feira a rotunda sul de Fátima, ocuparam a placa central e subiram ao monumento alusivo aos três pastorinhos, constatou a agência Lusa no local.

Segundo os militares da GNR que fazem a segurança naquela zona, a movimentação aconteceu quando os populares se aperceberam de que iria ocorrer uma ligeira alteração à forma como o papamóvel vai contornar a rotunda dos pastorinhos.

Às 17:25, estavam várias pessoas em cima do monumento dos três pastorinhos, perante o olhar dos militares da GNR que se mantêm na zona, mas que não conseguiram colocar baias de segurança, nomeadamente no centro da rotunda.

O papa vai estar entre hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22