sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Visita de Francisco a Fátima é o tópico mais popular no Google em Portugal

A visita do papa Francisco a Fátima para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, foi esta sexta-feira à tarde o tópico mais popular nas pesquisas feitas no Google em Portugal.

Às 18:30, a chegada de Francisco era o tópico mais popular no Google em Portugal, sendo seguido do Benfica e das possíveis celebrações dos seus adeptos no Marquês de Pombal.

A 11 de maio, segundo a página do Google Trends, o líder da Igreja Católica foi o termo mais pesquisado no país, com mais de 50 mil pesquisas.

Nesse mesmo dia, a irmã Lúcia surge em 4.º lugar como tópico mais pesquisado, acima do ator Michael Fassbender (5.º) e do clube de futebol holandês Ajax (5.º).

As pesquisas em torno de Fátima e do papa Francisco têm aumentado no último mês. No entanto, nos últimos 30 dias, o tópico "Fátima" não aparece nos 25 termos mais pesquisados no país, num 'top' em que surgem temas como finanças, meteorologia, Benfica ou Sporting.

De acordo com a página de análise às tendências do Twitter "Trends Map", surgiram no último dia várias ?hashtags' em torno de Fátima, seja "#fatima2017", "#papafatima", "#popefatima", "#popeinfatima" ou "ourladyoffatima", sem que nenhuma tenha ultrapassado pouco mais de mil ?tweets'.

Segundo o mesmo 'site', houve mais de 14 mil 'tweets' e 10,3 mil 'retweets' com a palavra "Fátima", sendo que 26% das publicações são do Porto, 19% de Lisboa, 9% de Aveiro e 7% de Santarém, distrito onde 43% das conversas no Twitter são sobre Fátima.

Já o termo "papa" motivou mais 'tweets' no país, num total de 30 mil, com a frequência a ter aumentado nas últimas horas.No mundo, contabilizam-se 52 mil publicações no Twitter que fazem referência a "Fátima", sendo que 27% dos ?tweets' são de Portugal, 11% dos Estados Unidos, 9% do Brasil e 5% de Espanha.

Quer no Twitter, no Facebook ou no Instagram, é possível ver fotografias de peregrinos e turistas que se encontram no santuário e que procuram partilhar o momento nas redes sociais.

Porém, há quem também vá até às redes sociais para recordar a coincidência de um fim de semana atípico, em que parece que se podem juntar os três "efes": Fátima, Fado (festival Eurovisão) e Futebol (possível celebração do campeonato para o Benfica).

O papa está hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco, que partiu de Roma às 13:12, é recebido na Base Aérea de Monte Real cerca das 16:10, onde será recebido pelo Presidente da República, primeiro-ministro e presidente da Assembleia da República, além do Núncio Apostólico, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e do bispo de Leiria-Fátima.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC