sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram à homilia do Papa em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram hoje à homilia do Papa Francisco no Santuário de Fátima, que encerrou a peregrinação de maio à Cova de Iria. O Papa Francisco despediu-se dos fiéis no Santuário de Fátima e dirigiu-se para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde almoçou com um grupo de bispos. O chefe da Igreja Católica desloca-s agora para a Base Aérea de Monte Real.

No recinto central do santuário cabem, segundo os organizadores, entre 300 a 400 mil pessoas, mas hoje muitos fiéis assistiram à missa nas zonas laterais assim como nas ruas perto do Santuário. Um número semelhante, avança a EFE, esteve no Santuário de Fátima durante a recitação do terço, na noite de sábado.

Na página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal os únicos dados sobre o número de peregrinos revelam que o recinto recebeu hoje 406 grupos de peregrinos de 55 países, num total de 28.534 pessoas.

A fonte sintetiza que, além de Portugal, com 15.167 pessoas, os países com maior representação são a Polónia (1.286 peregrinos), a França (1.106), seguindo-se os Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037).

"Trata-se de grupos organizados por agências de viagens, comunicados ao Serviço de Acolhimento de Peregrinos", acrescenta a informação.

O Papa termina hoje uma visita de menos de 24 horas a Portugal, depois de ter presidido ao Centenário das Aparições.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.