sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram à homilia do Papa em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram hoje à homilia do Papa Francisco no Santuário de Fátima, que encerrou a peregrinação de maio à Cova de Iria. O Papa Francisco despediu-se dos fiéis no Santuário de Fátima e dirigiu-se para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde almoçou com um grupo de bispos. O chefe da Igreja Católica desloca-s agora para a Base Aérea de Monte Real.

No recinto central do santuário cabem, segundo os organizadores, entre 300 a 400 mil pessoas, mas hoje muitos fiéis assistiram à missa nas zonas laterais assim como nas ruas perto do Santuário. Um número semelhante, avança a EFE, esteve no Santuário de Fátima durante a recitação do terço, na noite de sábado.

Na página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal os únicos dados sobre o número de peregrinos revelam que o recinto recebeu hoje 406 grupos de peregrinos de 55 países, num total de 28.534 pessoas.

A fonte sintetiza que, além de Portugal, com 15.167 pessoas, os países com maior representação são a Polónia (1.286 peregrinos), a França (1.106), seguindo-se os Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037).

"Trata-se de grupos organizados por agências de viagens, comunicados ao Serviço de Acolhimento de Peregrinos", acrescenta a informação.

O Papa termina hoje uma visita de menos de 24 horas a Portugal, depois de ter presidido ao Centenário das Aparições.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.