sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram à homilia do Papa em Fátima

Cerca de 500 mil fiéis assistiram hoje à homilia do Papa Francisco no Santuário de Fátima, que encerrou a peregrinação de maio à Cova de Iria. O Papa Francisco despediu-se dos fiéis no Santuário de Fátima e dirigiu-se para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde almoçou com um grupo de bispos. O chefe da Igreja Católica desloca-s agora para a Base Aérea de Monte Real.

No recinto central do santuário cabem, segundo os organizadores, entre 300 a 400 mil pessoas, mas hoje muitos fiéis assistiram à missa nas zonas laterais assim como nas ruas perto do Santuário. Um número semelhante, avança a EFE, esteve no Santuário de Fátima durante a recitação do terço, na noite de sábado.

Na página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal os únicos dados sobre o número de peregrinos revelam que o recinto recebeu hoje 406 grupos de peregrinos de 55 países, num total de 28.534 pessoas.

A fonte sintetiza que, além de Portugal, com 15.167 pessoas, os países com maior representação são a Polónia (1.286 peregrinos), a França (1.106), seguindo-se os Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037).

"Trata-se de grupos organizados por agências de viagens, comunicados ao Serviço de Acolhimento de Peregrinos", acrescenta a informação.

O Papa termina hoje uma visita de menos de 24 horas a Portugal, depois de ter presidido ao Centenário das Aparições.

Jorge Mario Bergoglio é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.