sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Cerimónia de despedida do Papa na Base de Monte Real

Várias centenas de militares e familiares da Força Aérea Portuguesa aguardam a chegada do Papa à Base Aérea de Monte Real, onde uma passadeira vermelha e um avião da TAP estão preparados para o regresso de Francisco a Roma.

Os militares e os seus familiares estão distribuídos ao longo do percurso que o Papa Francisco vai realizar após entrar nesta Base Aérea, onde na sexta-feira chegou para uma visita de cerca de 24 horas, durante a qual canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco.


Na pista encontra-se já dois aviões da TAP, um dos quais com passadeira vermelha e que irá transportar o papa Francisco até Roma.


No local ultimam-se os preparativos, sendo visível uma forte presença de militares das várias especialidades da Força Aérea Portuguesa.


Entre as várias centenas de pessoas encontram-se muitas crianças e alguns pósteres com mensagens alusivas ao papa e à Nossa Senhora de Fátima.


O papa Francisco presidiu hoje, no Santuário de Fátima, à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, crianças que, com a sua prima, Lúcia, afirmaram ter visto Nossa Senhora, na Cova da Iria, em 1917.
Nas intervenções que fez em Fátima, Francisco deixou apelos à paz e à concórdia e lembrou os excluídos da sociedade e todos os que sofrem em consequência dos conflitos em vários países do mundo.


Francisco foi o quarto papa a visitar Portugal. Antes tinham-se deslocado ao Santuário de Fátima Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

  • Bernardo Silva no City? O que Pep Guardiola disse ao português na Champions
    0:34
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57