sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Cerimónia de despedida do Papa na Base de Monte Real

Várias centenas de militares e familiares da Força Aérea Portuguesa aguardam a chegada do Papa à Base Aérea de Monte Real, onde uma passadeira vermelha e um avião da TAP estão preparados para o regresso de Francisco a Roma.

Os militares e os seus familiares estão distribuídos ao longo do percurso que o Papa Francisco vai realizar após entrar nesta Base Aérea, onde na sexta-feira chegou para uma visita de cerca de 24 horas, durante a qual canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco.


Na pista encontra-se já dois aviões da TAP, um dos quais com passadeira vermelha e que irá transportar o papa Francisco até Roma.


No local ultimam-se os preparativos, sendo visível uma forte presença de militares das várias especialidades da Força Aérea Portuguesa.


Entre as várias centenas de pessoas encontram-se muitas crianças e alguns pósteres com mensagens alusivas ao papa e à Nossa Senhora de Fátima.


O papa Francisco presidiu hoje, no Santuário de Fátima, à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, crianças que, com a sua prima, Lúcia, afirmaram ter visto Nossa Senhora, na Cova da Iria, em 1917.
Nas intervenções que fez em Fátima, Francisco deixou apelos à paz e à concórdia e lembrou os excluídos da sociedade e todos os que sofrem em consequência dos conflitos em vários países do mundo.


Francisco foi o quarto papa a visitar Portugal. Antes tinham-se deslocado ao Santuário de Fátima Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Com Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.