sicnot

Perfil

Papa Francisco em Fátima

Santuário de Fátima cheio de peregrinos para as cerimónias de canonização

Paulo Duarte/ Lusa

Milhares de peregrinos enchem o recinto do Santuário de Fátima para o início das cerimónias de celebração do Centenário das Aparições e de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco, presididas pelo Papa.

Às 7:30, duas horas e meia antes do início das cerimónias, as pessoas concentradas no santuário ocupavam já todo o recinto, entre o altar e a basílica da Santíssima Trindade.

À mesma hora, centenas de pessoas percorriam as ruas adjacentes ao santuário, em direção ao recinto, ou faziam filas para entrar nos cafés e casas de banho.

O Papa Francisco canoniza hoje, em Fátima, os beatos Jacinta e Francisco Marto, duas crianças que, em 1917, afirmaram ter assistido à "aparição" de Nossa Senhora. Estas serão as duas primeiras crianças não mártires a ser elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica.


A canonização marca o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria e tem lugar no início da missa que o Papa concelebrará no altar do recinto a partir das 10:00.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.