sicnot

Perfil

Ataque ao Charlie Hebdo

Ataque ao Charlie Hebdo

Ataque ao Charlie Hebdo

França mantém forte dispositivo militar para fazer face à ameaça terrorista

O Presidente francês, François Hollande, disse hoje que o dispositivo militar para manter a segurança face à ameaça terrorista "vai manter-se" com sete mil soldados nas ruas, e anunciou um aumento da despesa neste setor no futuro.

Sete mil soldados nas ruas em França contra ameaças à segurança, assegura François Hollande

Sete mil soldados nas ruas em França contra ameaças à segurança, assegura François Hollande

© Gonzalo Fuentes / Reuters

"A segurança, a proteção, a independência, são princípios que não se negoceiam, porque está em jogo a força dos nossos valores", disse Hollande, numa declaração no final de uma reunião sobre defesa com membros do seu Governo.

 

O líder francês acrescentou que "a França enfrenta fortes ameaças, tanto dentro, como fora do seu território", e por isso anunciou que o país vai aumentar o orçamento para a defesa em 3,8 mil milhões face ao inicialmente previsto.

 

Assim, o Ministério da Defesa já tem garantidos os seus fundos para este ano, já que receberá diretamente do Estado uma verba de 31,8 mil milhões de euros que tem consignados, e não de fontes incertas, como a atribuição de licenças de telecomunicações, de acordo com a agência espanhola Efe.

 

Sobre as missões no exterior, nomeadamente na República Centro-Africana e no Iraque, mas não só, Hollande disse que "as forças exteriores devem manter-se num nível elevado" porque só têm como missão "dar apoio às populações que podem estar ameaçadas".

 

Nessas missões estão cerca de 9 mil soldados franceses.

 

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.