sicnot

Perfil

Ataque ao Charlie Hebdo

Ataque ao Charlie Hebdo

Ataque ao Charlie Hebdo

Jihadista francês Salim Benghalem condenado à revelia a 15 anos de prisão

O francês Salim Benghalem, considerado um importante membro do grupo Daesh (autoproclamado Estado Islâmico) e com ligações aos atacantes do Charlie Hebdo, foi hoje condenado à revelia por um tribunal de Paris a 15 anos de prisão.

Raqqa, junho de 2014.

Raqqa, junho de 2014.

© Stringer . / Reuters

O tribunal correcional de Paris pronunciou ainda penas de seis a nove anos de prisão contra seis outros indiciados.

Neste processo relacionada com uma fileira de recrutamento de jihadistas, o procurador tinha pedido 18 anos contra Benghalem, que se julga estar na Síria desde 2013, e seis a dez anos para os restantes suspeitos.

Benghalem, 35 anos, alvo de um mandado de captura internacional e incluído na "lista negra" dos Estados Unidos, terá ficado furioso quando os seus homens desertaram quando chegaram à Síria, referiu ainda o procurador.

Antigo preso de delito comum radicalizado na prisão, Benghalem frequentou um grupo de islamitas parisienses quando foi libertado em 2010. Nessa ocasião passou a encontrar-se regularmente com os irmãos Kouachi, autores do atentado de 7 de janeiro de 2015 contra o jornal satírico Charlie Hebo, e com Amédy Coulibaly, o atacante de uma mercearia judaica em 9 de janeiro de 2015.

Na ata de acusação, o procurador sublinhou a sua "perigosidade máxima" e considera que representa o "perfil" dos autores dos atentados de 13 de novembro que provocaram 130 mortos em Paris.

Num vídeo de propaganda difundido em 13 de fevereiro de 2015, Benghalem ameaça a França, exprime a sua alegria face aos ataques de janeiro de Paris (17 mortos) e apela às "células adormecidas" que ataquem a França.

Lusa

  • O que é a Taxa Social Única
    2:54

    Economia

    A TSU é uma conversa antiga entre governos, oposição e parceiros sociais. E nos últimos anos tem sido umas das principais moedas de troca, quer para subir salários quer para incentivar a contratação. Pedro Benevides explica o que é a TSU e de que forma está a dividir as opiniões no parlamento.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..