sicnot

Perfil

Pokémon Go

Pokémon Go

Pokémon Go

PSP lança manual que ensina a caçar Pokémon em segurança

A PSP lançou hoje um manual que ensina os jogadores a caçar os bonecos virtuais Pokémon em segurança e lembra que ainda se vive "no mundo real".

© Sam Mircovich / Reuters

"No pico mais alto desta época de caça aos Pokémon, a PSP aproveita para relembrar alguns cuidados de segurança. Por entre desafiantes batalhas, treinos muito duros e difíceis capturas, não se esqueça que ainda estamos no mundo real!", refere a Polícia de Segurança Pública, na sua página oficial do facebook.

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que este manual tem como objetivo prevenir e chamar a atenção dos jogadores para terem alguns cuidados com a segurança devido aos acidentes que já aconteceram em outros países.

Hugo Palma adiantou que em Portugal ainda não se registou qualquer acidente.

O porta-voz da PSP disse ainda que polícias de outros países também lançaram alertas idênticos.

A mensagem da PSP, com as indicações de segurança, somou mais de 5.000 partilhas, na primeira hora após a publicação no facebook.

No alerta, a PSP sublinha que, "como consequência desta animada febre, já ocorreram alguns incidentes, lesões graves e até alguns crimes foram cometidos, onde os suspeitos engenhosamente simulavam falsos 'pokestops', para se introduzirem em residências".

Entre os conselhos, a PSP recomenda para que o jogador "esteja sempre atento ao que o rodeia", "observe o meio envolvente" e que "não cace sozinho", mas "em grupo ou aos pares, de forma a aumentar a segurança".

"Não utilizar a aplicação enquanto conduz", "não entrar em propriedade alheia ou áreas de acesso restrito", o que constitui um crime, e ter "especial atenção a aplicações relacionadas com o jogo", que "podem conter 'malware' e comprometer a segurança de dados pessoais" são outros conselhos da PSP.

A Polícia alerta ainda os mais jovens para que não interajam com estranhos.

Dois adolescentes quase que foram baleados, no sábado à noite, nos Estados Unidos, depois de terem entrado num quintal privado, à procura dos monstros virtuais, e de o dono os ter confundido com assaltantes.

O Pokémon Go é um jogo desenvolvido pela Niantic, lançado na primeira quinzena de julho, nos Estados Unidos, em que os jogadores usam telemóveis com sistemas iOS ou Androide, para caçar monstros imaginários, no mundo real.

Lusa

  • A febre do Pokémon Go
    5:33

    Pokémon Go

    Afinal o que é este jogo para telemóvel que põe milhões a andar na rua? Já foi causa de embaraços, acidentes e ajudou em assaltos. Contudo, há uma verdadeira febre coletiva com a recente forma de aventura. O Pokémon Go desafia os jogadores a caçarem monstros de bolso em cenários reais, captados pelas câmaras dos telemóveis. O Lourenço Medeiros explica.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.