sicnot

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Manuel João Vieira faz pré-apresentação de candidatura às presidenciais

O músico e artista plástico Manuel João Vieira faz hoje, em Lisboa, uma pré-apresentação da sua candidatura à Presidência da República Portuguesa, para a qual já começou a recolher assinaturas, disse o próprio à agência Lusa.

Manuel João Vieira, músico

Manuel João Vieira, músico

©Jaime Serôdio/ Sociedade Portuguesa Autores

"Não será o dia formal da apresentação [da candidatura à Presidência da República], será uma espécie de pré-apresentação", disse Manuel João Vieira, adiantando que está a planear "um evento mais mediático" para 17 de outubro.

Esta 'pré-apresentação' será feita às 21:00 na sala Manoel de Oliveira do cinema São Jorge, antes de uma sessão de cinema do Motelx -- Festival Internacional de Cinema de Terror, que decorre até domingo.

"Eu não queria", confessou à Lusa. "Mas as circunstâncias do país são muito difíceis e há uma certa quantidade de pessoas que queria que eu voltasse a candidatar-me e resolvi entrar em contacto com este problema diretamente, disse.

Manuel João Vieira assume que não tem dinheiro para uma candidatura e que "sem dinheiro é difícil arranjar assinaturas". "Mas vou tentar investigar e vou tentar mobilizar forças para ver se é possível", garantiu.

A recolha de assinaturas já começou, "mas até agora só através da internet [em www.vieira2016.com]".

"Vamos tentar passar agora para fazer trabalho de campo, trabalho de rua", afirmou.

Até agora, Manuel João Vieira conseguiu reunir "500 e tal assinaturas [têm quer ser 7.500 no total]". "São poucas, mas estamos a começar", referiu.

Esta não é a primeira vez que o músico e artista plástico anuncia candidaturas à Presidência da República. Já o tinha feito em 2001, 2006 e 2011, mas acabou por nunca figurar no boletim de voto.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07